O contrato para a construção da nova rodoviária de Salvador e exploração do atual terminal foi assinado na tarde desta terça-feira (3/12), pelo governador Rui Costa e representantes do Consórcio Terminal Rodoviário de Salvador. A cerimônia ocorreu no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e a licitação para construção foi vencida pelo consórcio formado pelas empresas Sinart e AJJ Participações.
O novo terminal – que ficará às margens da BR-324, em Águas Claras – terá 70 mil metros quadrados, para a circulação de 39 mil pessoas por dia. Para isso, será feito um investimento de R$ 120 milhões. Segundo informações da Secretaria de Comunicação Social (Secom), o número de embarques saltará de 2,8 para 3,6 milhões de passageiros no primeiro ano de funcionamento. Depois, a previsão é que ocorra um aumento de 4% no fluxo de passageiros a cada ano.
PRAZO
A obra deve durar 30 meses, de acordo com o presidente do Conselho de Administração do Consórcio Terminal Rodoviário de Salvador, Eduardo Pedreira. A partir da assinatura do contrato, nesta terça-feira, a empresa terá o prazo de seis meses para elaboração do projeto arquitetônico e executivo e obtenção de licenças e alvarás para o início das obras, que começarão após esse primeiro prazo.
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"O terminal será projetado para atender uma demanda de 35 a 40 anos e não devemos ter problemas com relação ao fluxo de passageiros. O início e o término das obras da rodoviária ocorrerão concomitante com o avanço da obra do metrô", explicou Pedreira.
O secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, disse que espera receber as três sugestões de projetos arquitetônicos no dia 28 de janeiro de 2020.
RODOVIÁRIA, METRÔ E BRT
Na cerimônia desta terça-feira, Rui Costa destacou que a nova rodoviária será um terminal multimodal e que, junto ao terminal também haverá uma estação do metrô, outra do BRT (que será instalado na Avenida 29 de Março), e um terminal de ônibus intermunicipais e interestaduais.
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Fonte: Da redação