Geral

Couro de tilápia em tratamento de queimaduras pode ser adotado pelo SUS

Couro de tilápia em tratamento de queimaduras pode ser adotado pelo SUS

Por Da Redação

Couro de tilápia em tratamento de queimaduras pode ser adotado pelo SUSUol

Uma pesquisa sobre o uso da pele do peixe tilápia para tratamento de queimaduras de segundo e terceiros graus, desenvolvida pelo médico pernambucano Marcelo Borges, será mostrada ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A apresentação está prevista por volta das 17h30 desta quinta-feira (9/5), no Palácio do Planalto.


Segundo o presidente, a governo iria propor estudos e caso o resultado seja positivo, seria analisado pelo Ministério da Saúde. A técnica, barata e menos dolorosa já foi elogiada por Bolsonaro em fevereiro deste ano. Por meio do Twitter, ele disse que a “pele da tilápia tem se revelado excelente”no tratamento de queimados.


De acordo com a pesquisa, feita por Borges na Universidade Federal do Ceará, a pele de tilápia pode ser deixada nas queimaduras por vários dias e tem duas vezes mais colágeno que a pele humana. O que “melhora a cicatrização, evita infecções e perda de líquidos e proteínas”.


“Funciona como um curativo biológico, ela (a pele) tampona a ferida, veda, adere como se fosse uma cola e permanece por vários dias. Isso faz uma redução tremenda no risco de infecção, mas sobretudo uma grande redução da dor que é bem característica no tratamento das queimaduras?, destacou Borges.


Atualmente, os hospitais públicos brasileiros usam pele de cadáver para recuperação inicial desses pacientes. Já o couro de tilápia poderá ser usado na fase de cicatrização. Países como Alemanha, Estados Unidos, Holanda, Guatemala e Colômbia também estudam o benefício do tecido no tratamento de queimados.


LEIA MAIS: Cursos de libras online e gratuitos são oferecidos por universidades brasileiras; confira


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivoNos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.