Chamas destroem Museu Nacional no Rio de Janeiro
Chamas destroem Museu Nacional no Rio de Janeiro
Um incêndio destruiu na noite deste domingo (2/9) o Museu Nacional, instituição bicentenária, no Rio de Janeiro. O Corpo de Bombeiros pediu apoio a homens e viaturas de 21 quartéis para controlar a situação no imóvel, que fica na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na zona norte da capital fluminense.
Pela análise preliminar, o fogo atingiu a maior parte do edifício ? duas áreas em que estão coleções e exposições, além da parte administrativa. Mas um setor teria sido preservado.
O diretor de Preservação do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, João Carlos Nara, afirmou que o incêndio causa um ?dano irreparável? ao acervo e às pesquisa nacionais. Ele acompanha de perto o trabalho dos bombeiros no local e disse que ?pouco restará?, após o controle das chamas.
?Infelizmente a reserva técnica, que esperávamos que seria preservada, também foi atingida. Teremos de esperar o fim do trabalho dos bombeiros para verificar realmente a dimensão de tudo?, afirmou o arquiteto e historiador.
De acordo com João Carlos Nara, a equipe de administração do Museu Nacional aguardava o fim do período eleitoral para iniciar as obras de preservação da infraestrutura do prédio. ?É tudo muito antigo. O sistema de água e o material, tudo tem muitos anos. Havia uma trinca nas laterais. Isso é ameaça constante?, disse o diretor.
Inconformado com o incêndio, João Carlos Nara lamentou que os investimentos sejam destinados a outras causas no país. ?Gastam milhões em outros projetos?, reagiu.
HISTÓRIA
Mais antiga instituição histórica do país, o Museu Nacional do Rio foi fundado por D.João VI, em 1818. É vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com perfil acadêmico e científico. Tem nota elevada por reunir pesquisas raras, como esqueletos de animais pré-históricos e múmias.
O local foi sede da primeira Assembleia Constituinte Republicana de 1889 a 1891, antes de ser destinado ao uso de museu, em 1892. O edifício é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
No acervo, com cerca de 20 milhões de itens, há diversificação nas peças, pois reúne coleções de geologia, paleontologia, botânica, zoologia e arqueologia. Há, ainda, uma biblioteca com livros com obras raras.
O Museu Nacional do Rio oferece cursos de extensão e pós-graduação em várias áreas de conhecimento. Para esta semana, era esperado um debate sobre a independência do país. No próximo mês, estava previsto o IV Simpósio Brasileiro de Paleonto invertebrados no local.
LEIA MAIS: Meia Régis recebe nova proposta de time árabe e pode deixar o Bahia
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline