Pesquisa da ABMP aponta maturidade do mercado baiano de comunicação
Pesquisa da ABMP aponta maturidade do mercado baiano de comunicação
Mais de 100 profissionais do mercado de comunicação marcaram presença no painel promovido pela Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP). O encontro, que aconteceu na terça-feira (28/8), revelou a recente pesquisa voltada para o setor. A presidente do órgão e diretora do Grupo Aratu, Ana Coelho, participou da cerimônia.
Para levantar a estatística, foram realizadas dezenas de entrevistas com agências, profissionais e estudantes de toda a cadeia produtiva do setor: produtoras, gráficas, veículos noticiosos, assessorias, agências digitais e de propaganda e anunciantes. De acordo com Diego Oliveira, fundador e CEO do Grupo Youpper Consumer & Media Insight, empresa responsável pela pesquisa, a maioria dos participantes apresenta um mercado maduro, que o enxerga em estado de construção e está em busca de aprendizados para melhoria dos negócios. ?São essas mudanças que farão toda a diferença para que o brilho continue nas criações, defesas de mídia, planejamento, atendimento e etc?, explicou.
Ainda assim, frases como ?medo do novo?, ?existe preguiça do mercado? e ?a falta de posicionamento das agências as tornam reféns? também apareceram no levantamento. Para Oliveira, ?há consciência da necessidade de rever o passado para pensar o presente. Diante disso, é preciso dar importância aos vários ?olhares?, sejam da agência, do anunciante, estudante, veículo ou academia. ?É a união que vai fazer toda essa diferença”, ressaltou.
Para os entrevistados, a ABMP tem o papel de ser vitrine do profissional de comunicação, tanto dentro de Salvador, quanto de dentro pra fora e vice-versa. A presidente da associação celebra esta informação, tendo em vista as medidas que vem tomando em prol do mercado. ?Na ABMP, encaramos como missão destacar o quanto nosso mercado é profissional, qualificado para atender as demandas de qualquer cliente. A pesquisa é um marco inicial para identificar e planejar as próximas ações, tem os programas ao vivo Quem sabe faz a live, que a gente exibe quinzenalmente pelo Facebook, sempre com temas voltados ao mercado de comunicação e participação de profissionais locais. Em novembro faremos o Scream em parceria com a Saltur, um evento nacional voltado para a indústria criativa e, certamente, não vamos parar por aí?, pontuou Ana Coelho.
?O bate-papo foi muito rico, mostrando que tem espaço pra todo mundo. O digital está aí pra ser visto como um desafio, um provocador de novidades e não como um obstáculo. As mídias off tem diversas possibilidades e criatividade é o que não falta ao profissional baiano. O importante é unir forças, trabalhar de forma integrada pra todos crescerem juntos?, provocou a presidente.
PRÓXIMOS PASSOS
A partir das pesquisas e do que foi mencionado pelos profissionais presentes no encontro, a ABMP apresentou cinco grupos de trabalho formados pelos seguintes temas e líderes: Mídia e Planejamento, orientado por Eder Galindo, da Ideia 3; Capacitação profissional, por Adelino Mont?Alverne, da UniRuy; Empreendorismo e Startup, por Lucas Reis, da Zygon; Inovação e criatividade, por Potyra Lavor, do Grupo Aratu; Insights, por Tereza Carvalho, da SLA.
Estes grupos são abertos a qualquer profissional de áreas a fins, basta entrar em contato com a associação pelo e-mail abmp@abmp.com.br ou ligando para 71 3353-6385. O objetivo, ressalta Ana Coelho, é aproveitar o conhecimento, experiência e entusiasmo de cada um que represente o setor para trazer melhorias, novas ideias e mais oportunidades. O diagnóstico da pesquisa vai estar disponível em breve no site da ABMP.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline