MOMENTO HISTÓRICO: Kim Jong-un convida Trump para encontro e norte-americano aceita
MOMENTO HISTÓRICO: Kim Jong-un convida Trump para encontro e norte-americano aceita
O presidente dos EUA, Donald Trump, aceitou um convite histórico da Coreia do Norte para se encontrar com o líder norte-coreano Kim Jong-un em maio. O anúncio oficial sobre o convite foi feito na noite desta quinta-feira (8/3) pelo chefe do Escritório de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Chung Eui-yong, falando da Casa Branca.
Chung Fui-youn lidera uma delegação que se encontrou com Jong-un no começo da semana e depois, às pressas, viajou aos Estados Unidos para se encontrar com Trump. O convite do norte-coreano foi feito por meio de uma carta entregue por essa delegação, na qual ele também se compromete em suspender o programa nuclear de seu país.
No anúncio, Fui-youn não detalhou onde acontecerá a reunião nem se ela será bilateral ou envolverá também o presidente da Coreia do Sul, MoonJae-in, mas a notícia representa um ponto de virada significativo. A decisão de Trump de aceitar um encontro para abrir o diálogo contrasta com seus discursos beligerantes contra Jong-un, a quem chamou de “Rocket Man” (homem foguete) por diversas vezes em 2017.
Nenhum presidente dos EUA se encontrou com um líder norte-coreano na história – Bill Clinton chegou a se encontrar com o pai de Kim Jong-un, Kim Jong-il, em 2009, quando já havia deixado o poder.
LEIA MAIS: LAVAGEM: Psirico, Ju Moraes, Denny Denan e Harmonia do Samba fazem a festa em Arembepe
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.
*Publicada originalmente às 6h57 (9/3)