FEBRE AMARELA: Em seis dias de campanha, Bahia imuniza só 1% da população alvo
FEBRE AMARELA: Em seis dias de campanha, Bahia imuniza só 1% da população alvo
Com o aparecimento de casos de febre amarela, em todo o Brasil, o Estado da Bahia iniciou uma campanha de vacinação no último dia 19 de fevereiro, que deve seguir até o dia 9 de março. Oito municípios fazem parte da cobertura, sendo eles: Salvador, Camaçari, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, São Francisco do Conde e Vera Cruz. Porém, apesar de toda divulgação, a campanha ainda está longe de alcançar as metas estabelecidas de imunização.
A expectativa da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) é que 95% da população das cidades, envolvidas na campanha, sejam vacinados e a ação serve como forma de prevenção, antes do aparecimento real de casos. No entanto, até o último dia 24, apenas 14.950 pessoas haviam tomado a dose. Segundo a Sesab, 1,5 milhão de baianos ainda devem ser vacinados, antes do encerramento da campanha de dose fracionada, que deve ser repetida após oito anos. Todavia, o número de imunizados, em seis dias, não é animador e representa, aproximadamente, 1% da quantidade total de indivíduos que se deseja vacinar.
CAMPANHA
A dose fracionada é administrada em casos onde há evidência de circulação do vírus e risco elevado de transmissão, mas não há imunização necessária para todas as pessoas. Dessa forma, é administrada ? da dose padrão. A quantidade protege o indivíduo vacinado por até oito anos; já a dose padrão, pela vida toda. Apesar disso, a primeira tem, comprovadamente, tanta eficácia quanto a segunda, de acordo com o próprio Ministério da Saúde.
A orientação da Sesab é que apenas crianças acima de 9 meses a menores de dois anos de idade, recebem a dose padrão. Além delas, gestantes com indicação médica, pessoas que pretendem viajar para fora do país, e indivíduos que apresentem quadro médicos especiais, também podem tomar a dose padrão. Baianos que já tomaram a dose padrão não precisarão tomar a dose fracionada.
Ainda de acordo com a Sesab, ainda não foram confirmados casos de transmissão em território baiano. No entanto, duas mortes relacionadas à doença já foram notificadas na Bahia. No ano passado, um morador de São Paulo, de 49 anos, morreu no Hospital Couto Maia, em Salvador, após ser diagnosticado em Itaberaba, onde estava hospedado. No segundo caso, a morte foi confirmada em Santo Estevão, e se deu depois de complicações com a dose da vacina. As últimas mortes com contágio na Bahia foram registradas no ano 2000, segundo a Sesab.
SINTOMAS
LEIA MAIS: SAÚDE: Governo estuda ampliar vacinação de febre amarela para todo o país
CONTRA-INDICAÇÕES
Apesar da importância da vacinação, a Sesab atenta para as contra-indicações. De acordo com o órgão, alguns grupos de pessoas não devem tomar a dose fracionada, devido à possibilidade de reações adversas. Nestes casos, é necessário procurar o posto de saúde mais próximo, para saber os procedimentos indicados. A vacina não é indicada para:
– Crianças menores de 9 meses de idade;
– Mulheres amamentando crianças menores de 6 meses de idade;
– Pessoas com alergia grave ao ovo;
– Pessoas que vivem com HIV e que tem contagem de células CD4 menor que 350;
– Pessoas em de tratamento com quimioterapia/ radioterapia;
– Pessoas portadoras de doenças autoimunes;
– Pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores (que diminuem a defesa do corpo).
ÁREAS DE RISCO
A Secretaria de Saúde divulgou a lista de municípios baianos que se encontram em áreas de risco para contágio da Febre Amarela, sendo eles: Alagoinhas, Alcobaça, Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Barrocas, Belmonte, Biritinga, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Buritirama, Camaçari, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Candeias, Cândido Sales, Caravelas, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Catu, Cocos, Condeúba, Cordeiros, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Encruzilhada, Esplanada, Eunápolis, Feira da Mata, Feira de Santana, Formosa do Rio Preto, Guaratinga, Ibirapuã, Ibotirama, Ichu, Irará, Itabela, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itamaraju, Itanhém, Itaparica, Itapebi, Itarantim, Ituberá, Iuiú, Jaborandi, Jacaraci, Jucuruçu, Lajedão, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Macarani, Maiquinique, Malhada, Mansidão, Mata de São João, Medeiros Neto, Morpará, Mortugaba, Mucuri, Muquém de São Francisco, Nova Viçosa, Ouriçangas, Paratinga, Paulo Afonso, Pedrão, Pilão Arcado, Piripá, Porto Seguro, Prado, Remanso, Riachão das Neves, Riachão do Jacuípe, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, São Felipe, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, São Miguel das Matas, Saúde, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Sento Sé, Serra Dourada, Sítio do Mato, Sobradinho, Tabocas do Brejo Velho, Teixeira de Freitas, Tremedal, Urandi, Vera Cruz, Vereda, Vitória da Conquista, Wanderley, Xique-Xique.
LEIA MAIS: SALVADOR: Sobe para 60 número de macacos capturados com suspeita de febre amarela
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.
*Publicada originalmente às 6h (28/2)