RAIO-X: Morte de suspeitos em confronto com a PM sobe 800% em Simões Filho
RAIO-X: Morte de suspeitos em confronto com a PM sobe 800% em Simões Filho
“X homens morreram após troca de tiros com policiais militares em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador”. Esse é o exemplo qualquer do início de uma reportagem que tem se tornado cada vez mais frequente. Isso por conta do crescimento dos roubos e o consequente confronto com PMs no município.
A sensação de aumento dessa estatística é confirmada em números. De acordo com a 22ª Companhia Independente (CIPM/Simões Filho) – responsável pelo policiamento na área -, somente nos 18 primeiros dias de 2018, foram registrados seis casos que deixaram nove mortos. No mesmo período do ano passado, aconteceu apenas uma ocorrência desse tipo.
A explicação para o acréscimo de 800% dos chamados autos de resistência – quando criminosos são baleados pela polícia – pode ser explicada por outros dados da própria 22ª CIPM. A unidade contabilizou, somente no início deste ano, 11 prisões em flagrante e 12 apreensões de armas. Em 2017, respectivamente, esses números foram de 10 e 2.
O auto de resistência que mais chamou atenção aconteceu na noite da última terça-feira (16/1). Segundo a versão oficial, quatro homens armados estavam realizando assaltos quando foram flagrados pelas guarnições e atiraram. No revide, três deles, de identidades não reveladas, acabaram baleados e socorridos, mas não resistiram aos ferimentos. Um dos crimes praticados pela quadrilha foi registrado por câmeras de segurança de uma empresa. Veja no vídeo abaixo:
LEIA MAIS: VÍDEO: Arrastão no Centro de Simões Filho acaba em troca de tiros e três suspeitos mortos
HOMICÍDIOS
Uma estatística que também deve ser mostrada é a queda no número de assassinatos em Simões Filho. A 22ª Companhia Independente registrou três casos nos 18 primeiros dias de janeiro deste ano. Em 2017, no mesmo período, 11 homicídios foram computados pelo sistema da unidade. Isso representa uma redução de 72%.
Apesar disso, um crime brutal ainda continua sem explicação. Era manhã de domingo, 14 de janeiro, quando a central da 22ª CIPM recebeu um chamado informando que um corpo estava dentro de uma geladeira às margens da Via Periférica I. Chegando no local indicado, os policiais confirmaram a informação.
LEIA MAIS: BARBARIDADE: Mulher é encontrada morta dentro de geladeira em Simões Filho
A vítima, uma mulher, estava sem documentos e foi levada para o Instituto Médico Legal (IML). O caso está sob responsabilidade da 22ª Delegacia Territorial (DT/Simões Filho). De acordo com a Polícia Civil, o titular da unidade, Ciro Palmeira, está de férias. Procurado pela reportagem do Aratu Online para comentar sobre as investigações, o delegado substituto não atendeu às ligações da equipe.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.
*Publicada originalmente às 6h