CUIDADO: Vacinação contra febre amarela é intensificada nos postos, após morte de turista
CUIDADO: Vacinação contra febre amarela é intensificada nos postos, após morte de turista
Os postos de saúde da rede municipal de Salvador apresentaram um aumento significativo na procura pelas vacinas contra a febre amarela, após a morte de um morador de São Paulo, de 49 anos, que estava internado com a doença no Hospital Couto Maia, no bairro de Mont Serrat.
A diretora de Vigilância à Saúde, Geruza Morais, diz que a vacina ainda é a melhor forma de prevenção. “Apesar de ainda não termos o fechamento do número de doses aplicadas nessa segunda, já conseguimos perceber um aumento significativo na procura pelas doses nos postos. Isso é importante porque a vacinação é a melhor forma de evitarmos a circulação do vírus nesse período quando a cidade recebe pessoas de todo o planeta, sobretudo, de regiões como São Paulo onde temos casos confirmados em humanos”, esclarece.
Segundo a Secretaria de Saúde de Salvador (SMS), estima-se que 1,3 milhão de soteropolitanos ainda precisam se proteger contra a doença. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 08 às 17 horas, em todas 126 salas de vacina da rede municipal.
Para combater com maior agilidade a circulação do vírus nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, o Ministério da Saúde deve lançar uma campanha emergencial com doses fracionadas da vacina, com foco nessas regiões. Na capital baiana, a estratégia iniciará após o carnaval, entre 19 de fevereiro e 09 de março. Até o momento do início da campanha, quem ainda não se protegeu, pode procurar os postos para tomar a dose padrão do imunobiológico.
LEIA MAIS: BALANÇO: Percentual de famílias endividadas teve aumento em 2017, segundo estudo
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu.
*Publicada originalmente às 17h30