Nesta segunda-feira (29/8), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou, em nota, o balanço da Operação “Festival de Inverno na Bahia 2016”, que ocorreu entre os dias 26 e 28.
Segundo o texto, a Operação teve como principal objetivo garantir a fluidez do trânsito, o combate à criminalidade e a fiscalização do transporte interestadual e intermunicipal de passageiros, garantindo assim, segurança aos turistas que se dirigiram a cidade de Vitória da Conquista/BA.
Ao todo, os agentes fiscalizaram 552 veículos e 712 pessoas. Do total de veículos, quatro foram recolhidos por algum tipo de irregularidade. Contou-se ainda, com a presença da equipe do Cinema Rodoviário, que sensibilizou 202 pessoas durante os três dias de ações.
Este projeto da PRF visa sensibilizar as pessoas sobre a importância da direção defensiva e do respeito às leis de trânsito por meio de palestras e vídeos de curta duração.
A PRF intensificou a fiscalização quanto ao uso de bebida alcoólica na direção de veículos automotores. Este ano, durante a operação Festival de Inverno, foram realizados 234 testes com etilômetro, sendo dois condutores notificados por dirigirem alcoolizados, infração gravíssima, com multa de R$ 1.915,40.
Dos flagrados, um condutor foi encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária por crime de embriaguez no trânsito (artigos 165 e 306 do CTB, além da lei 11.705/2008 e Lei 12.760/2012).
A PRF também intensificou a fiscalização no combate ao crime e, durante as ações, apreendeu 58 quilos de substância análoga à maconha, sendo 10 kg em um ônibus interestadual e 48 kg da mesma substância transportados em veículo de passeio.
Além disso, foi detida uma pessoa por possuir mandado de prisão em aberto. No total, quatro pessoas foram encaminhadas à delegacia de polícia judiciária por cometerem crimes flagrados durante a operação.
Fonte: false