AEDES AEGYPTI: Moradores do Pau Miúdo fazem caminhada educativa no bairro nesta sexta
AEDES AEGYPTI: Moradores do Pau Miúdo fazem caminhada educativa no bairro nesta sexta
As mobilizações contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da tríplice viral dengue, zika e chikungunya, agora atingem o bairro do Pau Miúdo. Agentes do 16º Centro de Saúde vão fazer a partir das 8h30 desta sexta-feira (26/2), uma caminhada educativa pela principal rua do bairro, a Marquês de Maricá.
O objetivo é conscientizar os moradores da região quanto à importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, que é também o transmissor de chikungunya e zika vírus. De acordo com um dos organizadores da caminhada, Joilson Nascimento, é preciso que os os moradores se tornem ?caçadores do mosquito Aedes aegypti’.
“É preciso que cada um faça sua parte. Vamos distribuir cartilhas educativas para os moradores, para que os mesmos se conscientizem da importância do combate ao mosquito. Tornem-se verdadeiros caçadores do Aedes”, disse Nascimento. Segundo ele, agentes vigilância epidemiológica também estarão presentes na caminhada.
Dados –
O último boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) sobre a tríplice viral contabilizou 1.777 casos suspeitos de zika, 1.240 casos suspeitos de chikungunya e 7.700 casos prováveis de dengue na Bahia. Os números, referentes ao período entre 1º de janeiro e 22 de fevereiro, representam as notificações registradas pela Sesab, sem incluir apenas os casos descartados após investigação.
Dos 417 municípios da Bahia, 201 (48,20% do total) notificaram a ocorrência da dengue este ano. Já febre chikungunya foi registrada em 68 cidades baianas, o que representa 16,30% do total. As maiores epidemias recentes de dengue na Bahia ocorreram em 2009 (123.637 casos notificados) e 2013 (83.453 casos notificados).