Presente oficial dos pescadores é ofertado à Rainha do Mar
Presente oficial dos pescadores é ofertado à Rainha do Mar
Desde as primeiras horas da manhã de hoje (02), os devotos de Iemanjá depositam os presentes que serão oferecidos a Iemanjá.
A festa é uma mistura de fé, religiosidade e devoção. A tradição iniciada pelos pescadores completa 81 anos e surgiu quando eles enfrentaram um período de pouca fartura e pediram à rainha do mar que trouxesse muitos peixes para garantir a sobrevivência deles.
Esse ano o presente indicado através do jogo de búzios por uma mãe de santo foi uma escultura de Iemanjá de cerca de 1,80m de altura feita de fibra de vidro. O artista plástico que confeccionou a imagem preferiu ficar no anonimato.
Os presentes levados pelos devotos foram recebidos até as 15h30 e, por volta de 16h, os pescadores realizam a procissão marítima, que é o ponto alto da festa. Cerca de 700 balaios foram transportados em quase 300 embarcações para serem colocados em alto mar.
A tradição diz que quando o presente volta para a praia é porque Iemanjá rejeitou a oferenda. Mas, normalmente, ela aceita todos os agrados. Os presentes são depositados a cerca de seis quilômetros da costa, no ponto chamado Buraquinho de Iaiá.
Veja a galeria de fotos da festa de Iemanjá