Um a cada três torcedores não liga para Seleção Brasileira, diz pesquisa
Pesquisa de O Globo/Ipsos-Ipec foi divulgada nesta terça-feira (2)
Por Juana Castro.
Uma a cada três pessoas diz não se importar com a Seleção Brasileira de futebol. Isso é o que aponta pesquisa realizada pelo O Globo e pela Ipsos-Ipec, divulgada nesta terça-feira (2). Questionados sobre o nível de fanatismo pela seleção em uma escala de 0 a 10, quase metade dos entrevistados (48,5%) atribuiu notas entre 0 e 4.
A nota zero foi a mais escolhida, selecionada por 32,4% das pessoas. Por outro lado, apenas 15,9% dos entrevistados deram notas 9 e 10 para o seu fanatismo pela seleção. Curiosamente, o percentual de entrevistados que se declarou muito fanático por seu time de clube (notas 9 e 10) foi de 33,3%, número quase idêntico ao daqueles que deram nota zero para a seleção.
+ Jean Lucas se apresenta à Seleção Brasileira após goleada sofrida pelo Bahia
Perfil dos torcedores e fatores de desinteresse pela Seleção Brasileira
A pesquisa identificou o perfil dos torcedores mais fanáticos pela seleção. Eles são predominantemente homens, jovens, com menor escolaridade e residentes de cidades pequenas, do interior e das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O estudo também apontou que este grupo recebe até um salário mínimo. Este recorte econômico sugere uma das possíveis razões para o distanciamento, já que o preço dos ingressos para os jogos da seleção é, muitas vezes, incompatível com a renda do público mais engajado.
Além da questão financeira, outros fatores podem contribuir para a falta de interesse. O jejum de títulos mundiais, que chegará a 24 anos em 2026, é um dos pontos levantados. Especialistas ouvidos pelo O Globo também mencionaram a ausência de grandes ídolos como um ponto fraco na conexão com a torcida, citando que a seleção vive um hiato desde a geração de 2002.
A pesquisa O Globo/Ipsos-Ipec foi realizada entre os dias 5 e 9 de junho de 2025, com 2.000 pessoas maiores de 16 anos em 132 municípios brasileiros. A margem de erro estimada é de 2,2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
Leia também: Sem jogadores do Bahia, Ancelotti define convocados para as Eliminatórias
Leia também: Confiança x Bahia: TV Aratu faz live antes da final do Nordestão
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).