Nos pênaltis, Seleção Feminina vence a Colômbia e garante a Copa América

Após uma partida que terminou em 4x4, a Seleção Feminina venceu a Colômbia nos pênaltis e garantiu o título da Copa América 2025

Por Lucas Pereira.

Foi no sacrifício e na emoção que o Brasil garantiu o título da Copa América Feminina 2025. A Seleção Feminina empatou em 4x4 contra a Colômbia e se sagrou campeã nos pênaltis. Mesmo atrás do placar durante boa parte do jogo, a Seleção contou com o brilho de Marta, que fez dois gols, Amanda Gutierres e Angelina, além da goleira Lorena, que pegou duas cobranças de pênalti.

Foto: Livia Vilas Boas/CBF

O jogo

A partida foi marcada por domínio das colombianas no primeiro tempo, que criaram bastante perigo para a meta da goleira Lorena. Logo aos 25, Caicedo recebeu na cara do gol, sozinha, e tirou da arqueira brasileira, abrindo o placar. 

A Seleção foi atrás do empate e conseguiu nos acréscimos, em pênalti marcado pelo VAR em cima de Gio. Angelina bateu e deixou tudo igual.

 

 

 

 

 

Na volta do intervalo, o time de Arthur Elias voltou mais concentrado e tentando encaixar as jogadas de perigo no campo defensivo das colombianas. Porém, aos 24 minutos, a goleira colombiana Tapia cobrou um tiro de meta forte, a bola sobrou tranquila para a defesa brasileira e a zagueira Tarciane tentou um recuo para Lorena, que estava saindo do gol. Erro de comunicação e a bola foi para o gol brasileiro, 2x1 para a Colômbia.

Para recolocar o Brasil na disputa, a artilheira Amanda Gutierres recebeu cruzamento na área, matou no peito e mandou no canto da goleira colombiana. Tudo igual em Quito, no Equador, 2x2.

 

 

 

O ataque colombiano afastou novamente o sonho do nono título brasileiro após jogada de contra-ataque de Caicedo e Ramírez. A dupla de atacantes puxaram o contragolpe e só pararam dentro do gol brasileiro. 

 

No último lance do jogo, brilhou a estrela da rainha Marta, que aproveitou a sobra na entrada da grande área e mandou uma pancada de perna esquerda, no canto da goleira Tapia, empatando o jogo para o Brasil, atual quarto colocado no Ranking da Fifa. Com 3x3 no tempo normal, a partida seguiu para a prorrogação.

 

No primeiro tempo da prorrogação, marcado por diversas faltas, a Seleção Feminina mostrava mais vontade e a virada veio com ela, a camisa 10 e seis vezes melhor do mundo, Marta, aproveitando cruzamento para a área, a Rainha deu só um toquinho de perna direita, para o fundo do gol.

 

 

O segundo tempo da prorrogação seguiu a mesma tônica, com o Brasil pressionando e buscando mais um gol, que não saiu devido às defesas da goleira Tapia. E em uma cobrança magistral de falta, da camisa 10 Santos, a Colômbia chegou ao empate e levou o jogo para os pênaltis.

 

Na cobrança de pênaltis, quis o destino que Marta tivesse sua cobrança defendida. Além da Rainha, Angelina também teve a cobrança pega por Tapia. Entretanto, a colombiana Pavi isolou e Lorena defendeu as cobranças de Santos e Carabali, garantindo, enfim, o nono título do Brasil na Copa América.

Foto: Livia Vilas Boas/CBF

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.