De virada, Bahia vence o Corinthians fora de casa, na estreia do Brasileirão

De virada, o Bahia venceu o Corinthians fora de casa, na estreia do Brasileirão 2026

Por Lucas Pereira.

É O ESQUADRÃO! Fora de casa e de virada, o Bahia venceu o Corinthians por 2x1 e começou bem o Campeonato Brasileiro de 2026. O time de Rogério Ceni marcou com Jean Lucas e Willian José; Breno Bidon marcou para o Timão.

Foto:  Rafael Rodrigues/EC Bahia

O time baiano, que só venceu três jogos fora de casa na edição passada do Brasileiro, mostrou entrega coletiva e resiliência para aguentar a pressão do Corinthians.

Para a estreia, Rogério Ceni escalou o Bahia com: Ronaldo; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Juba; Acevedo, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Ademir, Willian José e Pulga. Já Dorival Júnior mandou a campo um Corinthians titular com Garro, Yuri Alberto e Memphis no comando de ataque, mesmo tendo a disputa da Supercopa do Brasil, contra o Flamengo, no final de semana.

Justamente por causa da Supercopa que a partida desta quarta-feira aconteceu na Vila Belmiro e não na Neo Química Arena, casa do Timão. O Corinthians pediu à CBF que a partida contra o Bahia, prevista inicialmente para a quinta-feira (29), fosse antecipada para hoje, de modo a ganhar um dia de preparação para a disputa de domingo. 

Como São Paulo x Flamengo também jogaram na capital paulista nesta quarta, e a PM local não permite que duas partidas de clubes da capital ocorram na cidade no mesmo dia, a solução do Timão foi migrar a partida para Santos.

Quem começou mandando no jogo foi o Corinthians, que se aproveitou da insegurança da zaga do Tricolor e abriu o placar aos 11 minutos. Bidon, recebeu ótima assistência de Garro, rasgando a defesa, e mandou para as redes.

 

Não parou por aí, aos 15, Yuri Alberto recebeu uma bola após deixada de Rodrigo Garro e mandou para fora, desperdiçando o segundo gol. Aos 23, o mesmo Yuri até marcou o segundo, mas estava bastante impedido e a arbitragem anulou o lance.

Se no futebol tem a máxima de "quem não faz, toma", o Corinthians tomou empate, aos 31 minutos, em uma pintura de Jean Lucas, volante convocado para a Seleção Brasileira em 2025. O camisa 6 pegou de primeira e mandou no ângulo de Hugo Souza, que só acompanhou com os olhos.

 

 

A virada do Esquadrão veio aos 43 minutos. Ademir foi derrubado por Hugo Souza e o árbitro marcou pênalti para o tricolor; Willian José bateu deslocando o goleiro e fez o segundo do Bahia no jogo.

 

 

Na volta do intervalo, o Corinthians foi para cima, em busca do resultado. Bidu e Yuri tiveram chances seguidas, mas a defesa do Bahia foi melhor e tirou. Aos 15, nova blitz corintiana com Memphis, que na cara do goleiro parou na defesaça de Ronaldo; e Bidu, que mandou um chutaço no travessão.

Ceni até mexeu no time, mas o Bahia não esboçou reação e o time paulista seguiu no ataque, pressionando os baianos em busca do empate.  Aos 42, Michel Araújo, que tinha entrado no segundo tempo, tomou o segundo amarelo após um lance bobo e foi expulso, fazendo com que o Bahia jogasse o fim da partida com um a menos. Até o técnico Rogério Ceni foi amarelado por reclamar no lance.

Ronaldo, o paredão Tricolor, ainda fez outras defesas importantes ao longo da segunda etapa e garantiu o 2x1 no placar.

O Bahia venceu a primeira partida na Série A e fora de casa, deixando as más atuações da temporada passada de longe. A próxima partida do Esquadrão é no domingo, contra o Porto, pelo Campeonato Baiano.

Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.