Mudança na Série B: Clubes terão que disputar playoffs para subir de divisão

Com essa mudança na Série B, os clubes terão que disputar playoffs após o fim das 38 rodadas para poder subir de divisão

Por Lucas Pereira.

O formato tradicional da Segunda Divisão que permite que quatro clubes subam para a Série A não existe mais. De acordo com uma mudança na Série B, os clubes terão que disputar playoffs, ao fim das 38 rodadas, para subir de divisão.

Mudança na Série B: Clubes terão que disputar playoffs para subir de divisão. Foto: Jo Marconne/CBF

A alteração foi anunciada nesta quinta-feira (5), pelo Conselho Técnico da CBF, após votação de 17 a três. De acordo com informações confirmadas pelo Uol, nada muda para o campeão e vice da competição; já para o 3º e 4º lugares, perderam o acesso direto e vão ter que disputar as vagas contra o 5º e o 6º na tabela.

As partidas do playoff acontecem em ida e volta e serão da seguinte forma:

3º colocado x 6º colocado;

4º colocado x 5º colocado.

Nesta edição 2026, a Série B não vai parar durante a Copa do Mundo, que acontece entre 13 de junho e 19 de julho.

Vale lembrar que a última edição da Série B com mata-mata foi em 2002. Na ocasião, o torneio teve quartas de final entre os oito primeiros colocados, e apenas os dois finalistas garantiram vaga na elite do ano seguinte.

No começo deste ano, a CBF instituiu que o Brasileirão, a Série A, tivesse início já no mês de janeiro. Além disso, houve mudanças na Copa do Brasil; a partir desta temporada, o campeão e vice vão garantir vaga na Libertadores da América.

Com essa mudança na Série B, os clubes terão que disputar playoffs após o fim das 38 rodadas para poder subir de divisão. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Tópicos relacionados

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.