Impedimento semiautomático é confirmado no Brasileirão 2026
De acordo com a CBF, com a confirmação do impedimento semiautomático no Brasileirão 2026, a ferramenta deve ser usada já na primeira rodada
Por Lucas Pereira.
O impedimento semiautomático foi confirmado no Brasileirão 2026 desde a primeira rodada, conforme anúncio feito pela CBF, nesta segunda-feira (10), durante a abertura do 1º Grupo de Trabalho GT) de Arbitragem. A novidade foi informada pelo presidente da Comissão de Arbitragem, Rodrigo Cintra e pelo presidente da instituição, Samir Xaud.

O GT construirá, em 60 dias, diretrizes para modernização da arbitragem e modelo de profissionalização será prioridade, de acordo com a CBF. Xaud, durante sua fala, ressaltou o investimento feito para modernização do futebol no país.
“Nosso olhar é para o futuro. O sistema de VAR que utilizamos hoje já é um dos mais modernos do mundo. Mas queremos mais. A partir de 28 de janeiro, na abertura do Campeonato Brasileiro, o impedimento semi-automático será implementado”.
A empresa responsável pela implantação é a Genius Sports, que tem como clientes a FIFA, federações nacionais como a Argentina e a Inglesa e ligas nacionais.
Ao comentar sobre a aplicação dos critérios de arbitragem, Cintra afirmou que a total uniformização entre os árbitros é algo difícil de alcançar.
“Temos uma das competições mais difíceis do mundo. É um campeonato de mais de dez meses com mais de 20 árbitros trabalhando. Uniformizar critérios é quase impossível quando falamos de seres humanos, mas não podemos deixar de buscá-los”, disse.
O evento reuniu representantes de vários clubes de futebol como Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Juventude, Mirassol, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, Sport, São Paulo, Vasco da Gama e Vitória, da Série A, e Athletico Paranaense, Atlético Goianiense, Criciúma, Ferroviária, Goiás, Remo, Vila Nova, da Série B.
Federações do Amazonas, Bahia, Ceará, Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, São Paulo, Roraima, Sergipe também prestigiaram a reunião.
Vale lembrar na última semana, durante a abertura do 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, ocorreu uma "torta de climão" após os brasileiros Oswaldo de Oliveira e Emerson Leão criticaram a atuação de treinadores estrangeiros no país e também à frente da Seleção. Na ocasião, o técnico do Brasil, o italiano Carlo Ancelotti, estava presente a convite da Federação Brasileira de Técnicos de Futebol (FBTF), organizadora do evento.
Como funciona o impedimento semiautomático
Responsável pelo sistema de impedimento semiautomático da Premier League, a mais competitiva do planeta, a Genius Sports utiliza celulares espalhados por todo o campo de jogo, que gravam a partida em altíssima resolução (4k e a 100 frames por segundo) e em tempo real. Assim, um sistema faz a projeção digital do confronto em réplicas tridimensionais. sendo capaz de determinar automaticamente qual é o ponto do corpo do atleta que está mais próximo da linha de fundo.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).