Deputado Marcone Amaral decide se candidatar à presidência do Vitória

Decisão foi tomada no início da tarde desta terça-feira (11), quando Marcone Amaral conquistou apoio de apoiadores de grupos de oposição ao atual presidente Fábio Mota

Por Matheus Caldas.

Ex-jogador do Vitória, o deputado estadual Marcone Amaral (PSD) decidiu se candidatar à presidência do clube, na eleição que será realizada no dia 13 de dezembro. A informação foi confirmada ao Aratu On por pessoas próximas ao parlamentar.

A decisão foi tomada no início da tarde desta terça-feira (11), quando Marcone Amaral se reuniu com apoiadores e grupos de oposição ao atual presidente Fábio Mota, que deve ser candidato à reeleição.

Desta forma, até o momento, a tendência é que haja apenas duas candidaturas à presidência do clube: Marcone Amaral e Fábio Mota. Uma coletiva de imprensa será marcada para esta quarta (12) para que a chapa, chamada de Aliança Vitória SAF, formalize o nome do deputado.

Nesta quarta se encerra o prazo para apresentação das chapas e os nomes dos candidatos. Além da presidência do clube, formalmente denominada de Conselho Gestor, os sócios do Vitória escolherão a composição dos conselhos Deliberativo e Fiscal.

Segundo apuração da reportagem, quatro grupos de oposição a Fábio Mota se uniram em torno do nome de Marcone Amaral: o Movimento Vitória SAF, a Frente Vitória Popular, o Movimento Vitória de Verdade e o Movimento Novo Vitória.

Marcone Amaral foi zagueiro do Vitória entre 1997 e 2001 | Foto: divulgação

Com o acordo para criação da Aliança Vitória SAF, a Frente Vitória Popular declinou de lançar José Guerra ao pleito. O mesmo aconteceu com o Movimento Vitória de Verdade, que havia anunciado a pré-candidatura de Rodrigo Santos. O Movimento Vitória SAF, por sua vez, deixou as comissões de discussão sobre SAF que participava institucionalmente com o clube.

Segundo apuração da reportagem, o deputado estava indeciso até então sobre a candidatura. Ele foi pressionado por lideranças da oposição e conta com anuência do senador Otto Alencar (PSD) e do governador Jerônimo Rodrigues (PT), rubro-negros a quem Marcone apoia no campo político.

Revelado pelo Vitória, o ex-zagueiro atuou pelo clube entre 1997 e 2001, e é tricampeão baiano e bicampeão da Copa do Nordeste. Marcone é naturalizado qatari e pretende e tem dito publicamente que quer buscar aproximação com o grupo Qatar Sports Investments (QSI), dono do Paris Saint-Germain e de outras equipes internacionai. O objetivo é fazer com que o grupo invista numa eventual SAF do Vitória.

Atualmente, Marcone é deputado estadual e também pretende se lançar à reeleição. Ele foi prefeito de Itajuípe entre 2017 e 2022.

Com a última rodada do Campeonato Brasileiro marcada para 7 de dezembro, o sócio já vai saber o destino do clube em 2026 quando eleger o presidente do triênio 2026-2028. Em caso de segundo turno, os rubro-negros irão novamente às urnas no dia 20 de dezembro.

Estão aptos a votar os sócios-torcedores com ao menos 18 meses de associação que estejam adimplentes com o plano Sou Mais Vitória. 

Marcone Amaral é deputado estadual | Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.