Brasil encara a Bolívia a 4.150 metros do nível do mar nesta terça

Brasil encara a Bolívia em El Alto, pela 18ª e última rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026

Por Dinaldo dos Santos.

A Seleção Brasileira encara a Bolívia na noite desta terça-feira (9), às 20h30 (horário de Brasília), no Estádio Municipal de El Alto, em El Alto, pela 18ª e última rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

+ Seleção Brasileira tem novidades e Jean Lucas pode estrear contra Bolívia

Estádio Municipal de El Alto. Foto: Divulgação | X/@CONMEBOL

+ Convocação da Seleção: confira o que muda em relação à 1ª lista de Ancelotti

Será o primeiro jogo do Brasil neste palco, localizado a 4.150 metros do nível do mar. Com o objetivo de minimizar os efeitos da altitude, a delegação sairá de Santa Cruz de La Sierra no início da tarde e chegará à cidade do jogo apenas três horas antes do apito inicial.

Com 28 pontos, a Amarelinha, já classificada para o Mundial do ano que vem, busca confirmar a vice-liderança na competição. Já os bolivianos ainda sonham em disputar a Copa, o que não acontece desde a edição de 1994, nos Estados Unidos. Precisam vencer e contar um tropeço da Venezuela contra a Colômbia para se classificar à repescagem.

Em entrevista coletiva concedida na véspera do duelo, o treinador Carlo Ancelotti não anunciou a escalação, mas confirmou que fará mudanças na equipe. Afirmou também que está ansioso para o jogo com a Bolívia.

+ CBF abre trabalhos para criar modelo brasileiro de fair play financeiro

Carlo Ancelotti durante treino do Brasil para enfrentar a Bolívia. Foto: Rafael Ribeiro | CBF

“A ideia que tenho é mudar um pouco. Estamos avaliando o cansaço dos jogadores, temos que considerar que há um componente para avaliar, e isso pode mudar a estratégia do jogo, obviamente. Estou buscando informações com jogadores que já atuaram nessas condições, não tenho muita experiência. A Seleção, porém, já jogou muitas vezes lá e tem experiência. A ideia que temos é mudar um pouco estratégia e também jogadores.”

Histórico de Brasil e Bolívia

O duelo desta noite será o 34º entre as seleções. O Brasil soma 24 vitórias, e a Bolívia, cinco. Houve empate em quatro oportunidades. São 114 gols brasileiros e 26 bolivianos.

O primeiro confronto entre a Amarelinha e a La Verde foi realizado na Copa do Mundo de 1930, em 20 de julho, no Estádio Centenário, em Montevidéu. A Seleção goleou por 4 a 0, com tentos de Moderato e Preguinho, que anotaram dois cada.

No último jogo, o Brasil venceu por 5 a 1, em 8 de setembro de 2023. Rodrygo (2), Neymar (2) e Raphinha balançaram as redes, diante de quase 50 mil torcedores no Mangueirão, em Belém.

O último triunfo boliviano se deu em 11 de outubro de 2009, quando ganhou por 2 a 1, nas Eliminatórias, em La Paz. Olivares e Marcelo Moreno marcaram para os donos da casa, enquanto Nilmar diminuiu.

LEIA MAIS: Justiça mantém Flamengo como responsável por incêndio do Ninho do Urubu

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.