Bellintani nega articulação para grupo do Catar investir em SAF do Vitória
Notícias, que repercutem nas redes sociais, apontam que Bellintani faria parte do processo para que grupo do Catar, Qatar Starts League, investisse na SAF do Vitória
Por Matheus Caldas.
Ex-presidente do Bahia, Guilherme Bellintani classificou como “fake news total” as informações que circulam na imprensa e nas redes sociais sobre ele ter participação no processo de atração de investidores para a SAF do Vitória.
As notícias, que repercutem nas redes sociais, apontam que Bellintani faria parte do processo para que o grupo do Catar, Qatar Starts League, investisse na SAF do Vitória.
Ao Aratu On, Bellintani afirmou que os investidores do Catar, com quem ele se reuniu na última semana, não perguntaram sobre o Vitória. “Se tivessem interesse, eu não teria aberto minha casa para eles, porque não faria nenhum sentido”, explicou.
O ex-dirigente tricolor diz não enxergar, “nos próximos 2 ou 3 anos,”, movimentação para que o grupo compre clubes brasileiros.
Ele se reúne, deste a sexta-feira (26), com o CEO da Qatar Star League (QSL), Ahmed Abbass. Além dele, participaram da visita o diretor-desportivo da Liga, Antero Henrique, o diretor de futebol do Bahia, Cadu Santoro, o empresário Paulo Pitombera, responsável por intermediar a vinda dos dirigentes ao Brasil, e o ex-jogador Ricardo Goulart, que hoje reside em Salvador.
A agenda de encontros envolveu visitas ao Jacuipense e ao jogo do Bahia contra o Palmeiras, no domingo (28). “Os caras atravessam metade do mundo para comprar um clube e são recebidos pelo ex-presidente do rival? E vão ver o jogo do rival? E não visitaram o clube que querem comprar? Foram até em jogo do Jacuipense, mas não visitaram o Vitória”, contestou.
Bellintani afirmou, ainda, que “não sabe quem está ganhando com tanta fake news sobre a SAF do Vitória”. “Mas é só pensar um pouquinho para ver que estão iludindo e desrespeitando a torcida”, concluiu.
Guilherme Bellintani
O ex-presidente tricolor é, atualmente, CEO da Squadra Sports, grupo que gere uma rede multiclubes que já soma cinco equipes brasileiras: Londrina (PR) e Linense (SP), no futebol profissional, além de VF4 (PB), Ypiranga (BA) e Conquista (BA).
A comitiva do Catar não reuniu-se apenas com ele no Brasil. Antes de desembarcar em Salvador, os dirigentes da QSL estiveram no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde se reuniram com dirigentes de Flamengo, Palmeiras e São Paulo. Entre os dirigentes rubro-negros, estiveram presentes o presidente em exercício, Luiz Eduardo Baptista (Bap), e o diretor de futebol José Boto.
Responsável pela SAF do Esporte Clube Bahia, de onde foi presidente, Bellintani já havia afirmado, em entrevista ao Aratu On, concedida no último dia 15, que não acredita que todo clube brasileiro precise, necessariamente, adotar este tipo de modelo.
SAF no Vitória
Até o momento, o processo para que o Vitória se torne SAF não foi concluído. Para o presidente do clube, Fábio Mota, isto só deve acontecer em 2027.
“O Vitória está caminhando, sim, independente de ter ou não investidor. Nós vamos transformar o Vitória em SAF até 27. Se tiver um investidor antes, até antes deste momento”, explicou o gestor, em entrevista concedida ao canal ESPN.
Para que o clube se transforme em SAF (Sociedade Anônima do Futebol), é preciso que haja alterações no estatuto que rege a agremiação e que as mesmas sejam aprovadas em votação com os torcedores. Até o momento, não há definição dessas mudanças ou mesmo para uma possível votação. Ainda assim, o modelo segue em discussão no clube e a busca por um investidor continua.
Ainda segundo Mota, todos os clubes brasileiros “estão caminhando” para se tornarem SAFs: “Os clubes brasileiros todos estão caminhando para isso. A partir de 2027, a tributação sobre associação vai ser muito grande”.
O presidente rubro-negro vive um momento difícil à frente do clube. Na zona de rebaixamento, o Leão tem tido que lidar com lesões em série, dificuldades financeiras e até com a possibilidade de leilão do seu estádio, o Barradão, fato que é negado pelo presidente Fábio Mota.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).