Bahia busca o penta e a hegemonia da Copa do Nordeste neste sábado
O Bahia joga com o Confiança, pela final da Copa do Nordeste, com a possibilidade de conquistar o pentacampeonato e se firmar como o maior vencedor do torneio
Por Dinaldo dos Santos.
A Arena Fonte Nova será palco, neste sábado (6), de um duelo decisivo que pode marcar a história do futebol nordestino. O Bahia joga com o Confiança, pela final da Copa do Nordeste, com a possibilidade de conquistar o pentacampeonato e se firmar como o maior vencedor do torneio.
O Tricolor de Aço já levantou a taça em quatro ocasiões — 2001, 2002, 2017 e 2021 — e agora mira o penta para se desgarrar do rival e tetracampeão, Vitória, além de abrir vantagem em relação a Sport, Ceará e Fortaleza, que somam três títulos cada.
+ Todos os campeões da Copa do Nordeste: veja lista completa desde 1994
+ Qual é o maior campeão da Copa do Nordeste? Veja o ranking atualizado
Bahia busca penta e hegemonia
A eventual conquista do Bahia, além de ampliar a galeria de troféus, simbolizaria a hegemonia do futebol nordestino, consolidando o clube baiano como a principal força da região na atualidade, já que o Esquadrão de Aço é o único representante da região que faz parte, neste momento, do grupo dos quatro times mais bem colocados no Brasileirão da série A.
A decisão, para o Tricolor, ganha ainda mais peso por acontecer em Salvador, diante de sua a torcida, que promete lotar a Fonte Nova. Na manhã de sexta-feira (5), mais de 48 mil tricolores já tinham garantidos o ingresso para a final.
A chance de erguer a taça em casa representa para o Bahia um momento simbólico na era em que o clube é gerido pelo Grupo City e busca por protagonismo nacional e internacional.
Do outro lado, o Confiança chega motivado para tentar surpreender e conquistar um título inédito para o estado de Sergipe. Para isso vai ter que superar o saldo negativo de três gols, perante ao adversário, já que na partida de ida das finais, o Bahia ganhou de 4 a 1.
Bahia e Confiança na Copa do Nordeste
Entre os anos de 2000 e 2025, Bahia e Confiança se encontraram nove vezes, com o Bahia vencendo em oito oportunidades e o Confiança ganhando somente um jogo.
+ Copa do Nordeste: Histórico de Bahia e Confiança mostra domínio Tricolor
As duas últimas partidas entre os dois aconteceram nesta edição do torneio. Em junho, pela fase de grupos, o Dragão venceu por 2x0. No jogo de ida das finais, na quarta-feira (3), o Esquadrão de Aço ganhou de 4 a 1.
Fora da curva, um jogo foi marcante entre as equipes, em 2022, pela Copa do Nordeste. Na ocasião, o Bahia aplicou 10x2 em cima do Confiança. Naquele ano, o Tricolor da Boa Terra acabou conquistando o seu bicampeonato.
Bahia tem maior número de finais
Quando se trata de finais da Copa do Nordeste, dois Tricolores são referência. Enquanto o Bahia é a equipe que mais disputou decisões, nove no total com quatro títulos, o Fortaleza possui o melhor aproveitamento — ganhou três títulos em três finais disputadas.
Vitória e Sport, os Rubro-Negros baiano e pernambucano, disputaram sete decisões cada. Já o Ceará, jogou cinco finais da Lampions League:
Bahia - 9 finais
Vitória - 7 finais
Sport - 7 finais
Ceará - 5 finais
Fortaleza - 3 finais
CRB - 2 finais
Campinense - 2 finais
ABC/América-RN/ASA/Botafogo-PB/Fluminense de Feira/Santa Cruz/Sampaio Corrêa - 1 final cada
LEIA MAIS: Copa do Nordeste 2025: saiba tudo do torneio que é orgulho nordestino
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).