The Strongest: Conheça o adversário do Bahia na estreia da Libertadores

The Strongest é um dos maiores vencedores do futebol boliviano e tem bom retrospecto contra times brasileiros

Por Edimário Duplat.

O Bahia está bem próximo de seu retorno à Taça Libertadores da América. E como primeiro adversário na edição 2025 da competição continental, o Tricolor de Aço tem pela frente o tradicional The Strongest, clube boliviano que tem uma história entrelaçada com a cultura boliviana e tem se tornado uma pedra no sapato a cada edição do certame. E o Aratu On fala mais um pouco da equipe aurinegra, que enfrenta o time baiano nesta terça-feira (17), às 21h30, no Estádio Hernando Siles.


Divulgação/Conmebol

Divulgação/Conmebol




Segundo maior vencedor do futebol boliviano, a equipe tem se tornado um clube recorrente na disputa da Taça Libertadores da América. Em sua 31ª participação no torneio, a 14ª em sequência, o Tigre vem de uma campanha histórica realizada na última edição da competição, quando se classificou na primeira fase do grupo - à frente de Grêmio, Huachipato e Estudiantes de La Plata - e caiu nas oitavas, perante o Peñarol.


O clube tem como estádio o Rafael Mendoza Castellón, de 14 mil pessoas, mas utiliza para jogos de grande apelo o tradicional estádio Hernando Siles, o maior do país. A equipe é temida por muitos adversários por estar localizada em La Paz, a metrópole com maior altitude em relação ao nível do mar no mundo. 


E o temor para enfrentar o “Mais Forte” é justificável: Desde 2012, em jogos internacionais, os bolivianos foram derrotados apenas seis vezes em seu estádio em jogos da Libertadores e Sul-Americana.


Em relação ao histórico com clubes brasileiros, o Strongest enfrenta times brasileiros desde os anos 2000 com 20 jogos de mandante em torneios internacionais. Destes, os aurinegros perderam apenas cinco vezes, com a última acontecendo em 2022 contra o Ceará pela Copa Sul-Americana. Dos triunfos, os mais expressivos foram as vitórias sobre o Grêmio por 2 a 0 em 2024 e as goleada de 5 a 0 contra o Athletico-PR em 2022 e 5 a 1 contra o Juventude em 2000.


O interessante é que por conta das críticas que recebe por atuar em estádios acima dos 2000 metros do nível do mar, os torcedores do Strongest utilizam a frase provocativa “A Altura não te mata, o Tigre sim” (La Altura no te mata. El Tigre si), com alusão ao mascote símbolo do clube. Além do felino, outros mascotes atribuídos ao clube são o Pintassilgo-Negro (La Ch'ayñita), que inspirou as cores do clubes, e a Vicunha, espécie de mamiféro próximo da Lhama.


Para além dos gramados, a torcida e o próprio The Strongest têm sua história atrelada totalmente à cultura da cidade de La Paz e ao povo boliviano. O seu grito de guerra mais famoso, K'alatakaya Huarikasaya, vem do povo indigena aimará e se tornou marcante para os torcedores aurinegros por ser utilizado não só dentro de campo, mas em uma batalha importante da história do país.



Durante a guerra do Chaco, de 1932 a 1935, o clube interrompeu suas atividades e cedeu dirigentes, torcedores e atletas para o exército boliviano contra os paraguaios. Uma das batalhas deste conflito ficou conhecido como Cañada Strongista, na qual um regimento militar formado por membros do clube conseguiu uma vitória significativa e utilizou este grito como motivador perante as adversidades.


Em 1969, a equipe sofreu uma das maiores tragédias do futebol mundial, quando todo o seu time titular de futebol perdeu a vida em um acidente aéreo conhecido como a Tragédia de Viloco. O acidente ocasionou a criação de um mausoleu do clube, em que atletas perdidos nesta ocasião e outros marcantes que vieram a falecer anos depois são sepultados no local.


Na atual temporada, o clube se classificou como o melhor colocado da tabela acumulada da temporada, com exceção dos campeões dos torneios de 2024.


Torcida do The Strongest em casa. Foto: Divulgação/The Strongest

Torcida do The Strongest em casa. Foto: Divulgação/The Strongest



Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.