Presidente da Conmebol se pronuncia após fala racista sobre o Brasil

Presidente da Conmebol afirmou que o Brasil fora das competições seria como 'Tarzan sem a Chita'

Por Laís Machado.

O presidente da Conmebol Alejandro Domínguez tem sido alvo de críticas após uma fala considerada racista. A declaração aconteceu na última segunda-feira (17), após o sorteio dos grupos da Libertadores e da Sul-Americana. Na ocasião, ele afirmou que o país deixando as competições sul-americanas seria como "Tarzan sem sua Chita".

A fala do presidente surge após o episódio de racismo contra um jogador do Palmeiras, que aconteceu após a torcida do Cerro Portneño imitar um macaco em direção ao atleta, durante um jogo da Conmebol Libertadores sub-20, realizado no dia 6 de março.

Alejandro Domínguez deu uma delcaração envolvendo a comparação com um macaco sobre o Brasil. Foto: Reprodução| Redes Sociais

Através das redes sociais, Alejandro disse que não teve a intenção de menosprezar ninguém:

"Em relação às minhas recentes declarações, quero expressar minhas desculpas. A expressão que utilizei é uma frase popular e jamais tive a intenção de menosprezar nem desqualificar ninguém. A CONMEBOL Libertadores é impensável sem a participação de clubes dos dez países membros.

Sempre promovi o respeito e a inclusão no futebol e na sociedade, valores fundamentais para a CONMEBOL. Reafirmo meu compromisso de seguir trabalhando por um futebol mais justo, unido e livre de descriminação."

 


A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, também comentou sobre o pronunciamento do dirigente, afirmando acreditar que a fala seria uma indireta para o clube, após o episódio de racismo contra o jogador Luighi.  "Quando vi a declaração do presidente Alejandro Domínguez, confesso que custei a acreditar que ela fosse verdadeira. Achei até que pudesse ser um vídeo manipulado por Inteligência Artificial. Aliás, pensando bem, acho que nem mesmo a Inteligência Artificial seria capaz de produzir uma declaração tão desastrosa quanto esta", diz trecho de pronunciamento. 

Leila Pereira faz críticas a Conmebol. Foto: Agência Brasil

Após o ocorrido, a entidade multou o Cerro Porteño em 50 mil dólares, determinou uma postagem de retratação nas redes sociais, e decidiu que o clube paraguaio terá jogos sem público. As medidas foram classificadas como "ridículas" por Leila, que enviou uma carta à Fifa pedindo intervenção da entidade e destacando a necessidade de união entre clubes para combater o racismo. 

Tarzan e Chita

Chita era um macaco que apareceu na série Tarzan, sendo o animal de estimação de Tarzan e Jane. Embora fosse interpretado por um macaco do sexo masculino, o personagem era retratado como uma fêmea na história.

Presidente da Conmebol afirmou que a libertadores sem o Brasil seria como 'Tarzan sem a Chita'. Foto: Tarzan e Chita| Reprodução\ Redes Sociais

Em seu discurso contra o racismo, Alejandro Domínguez afirmou que a Conmebol tem se esforçado ao máximo para combater esses atos criminosos. No entanto, sua declaração acabou fornecendo mais argumentos para os clubes brasileiros, que intensificaram suas cobranças ao dirigente, especialmente em razão dos casos recentes.

 

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.