Esportes

Luiz Onmura: primeiro judoca nascido no Brasil a subir ao pódio olímpico morre aos 64 anos

Onmura faturou o bronze na categoria até 71 kg nos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles

Por Juana Castro

Luiz Onmura: primeiro judoca nascido no Brasil a subir ao pódio olímpico morre aos 64 anos

O judô brasileiro perdeu um dos seus maiores nomes: Luiz Yoshio Onmura. Ele foi o primeiro judoca nascido no país a subir ao pódio olímpico, ao faturar o bronze na categoria até 71 kg nos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles.


Natural da cidade de São Paulo, Onmura tinha 64 anos e, desde 2022, enfrentava um câncer espinocelular na língua, que o levou a óbito na noite dessa sexta-feira (1/11), em Santos (SP). A informação foi compartilhada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).


Ele deixa a esposa, Stefania Ribeiro Onmura, e as filhas Giulia e Yumi Ribeiro Onmura.


CARREIRA


Luiz Onmura disputou três edições de Jogos Olímpicos. Além de Los Angeles 1984, também competiu nas edições de Moscou 1980 e Seul 1988.


A nível continental, o paulista foi três vezes medalhista de prata nos Jogos Pan-americanos, em San Juan 1979, Caracas 1983 e Indianápolis 1987.


Onmura iniciou sua trajetória no judô no tradicional dojô da Vila Sônia, na capital paulista. Ele foi aluno do sensei Massao Shinohara, único 10º Dan do Brasil, e encerrou a carreira como Kodansha 7º dan.


Após deixar os tatames, Luiz Onmura passou a trabalhar como instrutor de tiro da Polícia Civil e também dava aulas de defesa pessoal.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebookTwitter e Bluesky  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.