Libertadores e Sul-Americana seguem na definição de vagas em quatro países
Argentina, Bolívia e Colômbia são os últimos que definirão os clubes para Libertadores e Sul-Americana
Com sorteio marcado para o dia 19 de dezembro, as competições sul-americanas da Conmebol (Libertadores e Sul-Americana) ainda seguem com indefinição de algumas vagas para a próxima temporada. E dos dez países-membros da entidade, quatro deles - Argentina, Bolívia, Equador e Colômbia - faltam encerrar seus campeonatos e fechar a lista de clubes que participarão do evento.
Conheça agora quem ainda tem chance de entrar nas duas competições:
Argentina
Os argentinos têm seis vagas permanentes para classificação à Taça Libertadores, mas terão nesta edição sete clubes na disputa do torneio. Isto porque o Racing derrotou o Cruzeiro na final da Sul-Americana 2024 e assegurou sua participação na “Liberta” de 2025.
Além do Primer Grande, outros classificados são o Estudiantes de La Plata, campeão da Copa da Liga, e o Central Córdoba, vencedor da Copa Argentina deste ano. As outras quatro vagas ainda serão preenchidas com o vencedor do Campeonato Argentino e a escolha dos melhores colocados da tabela unificada de 2024 que não tenham conseguido vaga pelas competições nacionais. Destes, o terceiro melhor colocado da classificação geral irá a disputa da Pré-Libertadores.
Na Liga Argentina, Vélez chega a rodada final com chances de título ao lado do Talleres de Córdoba e o Huracán. Enquanto as duas primeiras equipes tem 48 pontos, com o Sarsfield em vantagem no saldo de gols, o Globito tem 46 pontos e confronto direto com o líder na última rodada.
Caso o Vélez vença o torneio, os três melhores colocados na tabela geral serão Talleres, River Plate e Boca Juniors, com este último entrando na fase preliminar. Se o Talleres for o vencedor do torneio, o Vélez entra em seu lugar no ranking, sem mudar os outros dois classificados. Entretanto, se o Huracán vencer o torneio, Vélez e Talleres entram pela classificação e o River assume a vaga na pré-libertadores.
Para a Copa Sul-Americana, que tem seis vagas argentinas, a definição de classificados depende totalmente da tabela geral de classificação, classificando os melhores clubes que não tenham vaga na Libertadores.
No momento,Independiente, Godoy Cruz e Unión já estão confirmados no torneio, com Boca Juniors, Huracán, Defensa y Justicia e Argentinos Juniors com chance de vaga.
Colômbia
A Colômbia tem quatro vagas na Libertadores, com os campeões do Apertura e Finalización se garantindo na fase de grupos e os dois melhores do ranking anual, com exceção dos campeões ou do campeão da Copa Colômbia, indo à fase preliminar.
Atualmente, o Atlético Bucaramanga é o campeão do Apertura e já tem vaga garantida. Já no Finalización, Deportes Tolima e Atlético Nacional definem o título do torneio e a segunda vaga na fase de grupos. Com o título do Tolima, Santa Fé e Millonarios se classificam à fase preliminar. Se o vencedor for o Atlético Nacional, Tolima e Santa Fé ficam na pré-Libertadores.
Para a Sul-Americana, o campeão da Copa Colômbia (desde que não seja campeão da liga também), vai ao torneio ao lado do terceiro, quarto e quinto melhores na tabela geral. Atlético Nacional e América de Cali brigam pelo título na Copa, mas tem chances de ir ao torneio também pelo ranking. Outros que podem chegar na competição por conta da tabela geral são: Millonarios, Once Caldas, Júnior Barranquilla e Deportivo Pereira.
Bolívia
Pela Bolívia, o Santo Antonio Bulo Bulo venceu o Apertura e já está classificado a fase de grupos. O Clausura está na rodada 27 (de 30) e tem o Bolívar como líder do torneio. A equipe de La Paz tem 58 pontos e está a sete do The Strongest, segundo colocado e que tem um jogo a menos que o rival.
Para as duas vagas na fase preliminar, a tabela geral definirá as equipes por uma lógica curiosa: O melhor colocado da tabela que não esteja classificado, leva a vaga para a segunda fase preliminar. Já a vaga da primeira fase será para o quinto colocado da classificação, com o segundo, terceiro e quarto indo a Sul-Americana.
No atual cenário, o Bolívar é o melhor classificado na tabela, seguido por The Strongest, Aurora, Nacional de Potosí, San José de Oruro e Blooming na zona de classificação para os dois torneios.
Se o Bolívar vencer o clausura, entra direto na fase de grupos e deixa The Strongest e Blooming na pré-libertadores, com Aurora, Nacional de Potosí e San José na Sul-Americana. Em caso de título do Strongest, se inverte apenas a posição do clube com o Bolívar entrando na fase preliminar.
Vale ressaltar que pela excentricidade do regulamento, o Blooming tem os mesmos pontos do San José e está atrás do Nacional por um ponto e do Aurora por dois pontos. Se superar estes adversários nos últimos três jogos da temporada, a equipe de Santa Cruz de la Sierra deixaria de entrar na Libertadores e iria à Sul-Americana. O Independiente Petrolero belisca uma oportunidade de chegar ao quinto lugar geral e se classificar à Libertadores. Já o Universitário de Vinto, vice do Apertura, já tem vaga na Sul-Americana.
A pré-Libertadores é composta por três etapas. Os clubes brasileiros participam somente a partir da segunda fase, onde enfrentam dois duelos eliminatórios na busca por uma vaga nos grupos. A fase inicial não conta com equipes do Brasil e da Argentina. O sorteio da fase preliminar da Copa Sul-Americana ocorrerá no mesmo dia, mas não incluirá times brasileiros.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).