Fifa recebe proposta para a Copa do Mundo de 2030 ter 64 seleções

Proposta foi dada pelo Uruguai, um dos países que receberá partida da Copa do Mundo de 2030

Por Edimário Duplat.

A Fifa recebeu uma proposta para expandir a Copa do Mundo de 2030 para 64 seleções e está avaliando essa possibilidade, visando celebrar em grande estilo o centenário do torneio. Essa informação foi confirmada pela entidade máxima do futebol.

Copa do Mundo 2030 acontecerá no Marrocos, Espanha e Portugual, com jogos na Argentina, Paraguai e Uruguai

O Mundial de 2030 ocorrerá em Portugal, Espanha e Marrocos, com partidas inaugurais também programadas para Argentina, Paraguai e Uruguai, país-sede da primeira Copa do Mundo, em 1930.

A competição já passará de 32 para 48 equipes na próxima edição, programada para 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México.

"Uma sugestão para analisar a viabilidade de uma Copa do Mundo com 64 times, em celebração ao centenário da competição em 2030, foi apresentada durante uma reunião do Conselho da Fifa, ao final do evento que ocorreu em 5 de março", afirmou um porta-voz da Fifa à agência Reuters. 

"A proposta foi recebida e acolhida pela Fifa, que tem a responsabilidade de avaliar qualquer sugestão vinda dos países membros do seu Conselho", completou.

Copa do Mundo pode ter 64 equipes em 2030. Foto: Divulgação/FIFA

Segundo o jornal The New York Times, a proposta partiu de Ignácio Alonso, presidente da AUF (Associação Uruguaia de Futebol). Relatos do veículo indicam que a proposta de Alonso causou "espanto e silêncio" entre os demais participantes da reunião.

No entanto, o diário destacou que a ideia atraiu a atenção do presidente da Fifa, Gianni Infantino. "O Sr. Infantino considerou a proposta 'interessante' e afirmou que deveria ser cuidadosamente analisada", relatou o jornal norte-americano.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.