Copa do Nordeste: Conheça os clubes da fase de grupos da edição 2025
Ao todo, 16 equipes disputam a fase de grupos e buscam vaga para às quartas de final da Copa do Nordeste. Conheça as equipes:
Depois de uma emocionante fase preliminar, a Copa do Nordeste 2025 volta a campo na próxima terça-feira (21) com a estreia da já tradicional fase de grupos, onde os 16 clubes brigam por oito vagas para as quartas de final do torneio. E na atual edição, as equipes jogarão dentro de suas chaves, estimulando clássicos interestaduais que agitam as nove federações da região. Mas quem são os clubes que estão na atual etapa do certame? O Aratu On traz um pouco de história destas agremiações e as suas pretensões para a atual temporada:
Grupo A
Fortaleza
Número de participações: 16
Melhor campanha: Campeão em 2019, 2022 e 2024
Atual campeão do torneio, o Fortaleza é o “time a ser batido” na atual temporada. Além do título regional conquistado em 2024, o Leão do Pici também foi o melhor clube do Nordeste na temporada nacional, com campanha que lhe rendeu a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores de 2025.
Para este ano, o Tricolor de Aço segue como grande favorito ao Nordestão, mas precisará fazer campanha melhor que os oito pontos conquistados na primeira fase da edição passada, já que agora enfrenta os times de sua chave e não do grupo rival.
Em relação ao elenco, o Tricolor preservou a maior parte do time para 2024, com a saída mais significativa sendo a do volante Hércules. Em contrapartida, o Laion trouxe quatro reforços - Breno, Diogo Barbosa, Pol Fernández e Borrero - além do experiente zagueiro David Luiz.
Sport Recife
Número de participações: 17
Melhor campanha: Campeão em 1994, 2000 e 2014
Em um jejum que já dura 10 anos, o Sport quer voltar a rugir mais alto na Copa do Nordeste e superar as últimas campanhas, em que caiu para os times cearenses nas semifinais (2024) e nas finais (2022 e 2023). O retorno à Série A, no final do ano passado, tem dado gás ao Leão da Ilha e empolga a sua torcida para uma temporada vitoriosa em 2025.
Para a disputa do torneio, o português Pepa manteve a base que encerrou a Segundona e trouxe três novos jogadores: o lateral-direito Hereda, e os atacantes Gustavo Maia e Gonçalo Paciência. Eles se juntam ao meia Lucas Lima, que segue como um dos principais nomes do elenco rubro-negro.
CRB
Número de participações: 20
Melhor campanha: Vice-Campeão em 1994 e 2024
Atual vice-campeão da competição, o CRB teve um ano de altos e baixos na temporada passada. Entretanto, o clube regatiano chega a 2025 com pretensões altas a nível estadual, regional e quem sabe em uma competição nacional.
Em dezembro, a diretoria decidiu substituir o técnico Hélio dos Anjos por Umberto Louzer, mantendo o goleiro Matheus Albino, o meia Gegê e o centroavante Anselmo Ramon. Em contratações, já foram anunciados dez reforços com o destaque para o meia Danielzinho, ex-Bahia, e o defensor Yan Solto.
Vitória
Número de participações:
Melhor campanha: Campeão em 1997, 1999, 2003 e 2010
Maior campeão do torneio, ao lado do Bahia, o Vitória quer retornar aos bons tempos em que dominava a região e era o clube a ser batido pelos adversários. Com 15 anos de jejum e empolgado com uma campanha de retomada na Série A, que lhe valeu uma vaga a Sul-Americana, o Leão da Barra se coloca como um dos favoritos e tem armado uma equipe que faz jus a disputa.
Comandado por Thiago Carpini, o Colossal manteve atletas pontuais da campanha de 2024 como Wagner Leonardo e o meia Matheusinho, além de trazer novos reforços como o atacante Wellington Rato e o lateral-direito Claudinho.
Ferroviário
Número de participações: 6
Melhor campanha: Quartas de final em 2023
Terceira força do futebol cearense, o Ferroviário quer apagar a temporada passada e iniciar uma nova caminhada no ano de 2025. Depois de ter chegado às quartas de final em 2023 e ser campeão da Série D do mesmo ano, o Tubarão da Barra amargou um 2024 de fracassos, com eliminação precoce na preliminar do Nordestão e o rebaixamento na Série C nacional.
Entretanto, o título da Copa Fares Lopes, no final do ano passado, foi o início de uma retomada que já reflete na chegada à fase de grupos da Copa do Nordeste de 2025, eliminando Santa Cruz-RN e Treze de Campina Grande no caminho.
A meta agora é repetir - ou quem sabe superar - a campanha do Nordestão de dois anos atrás, e para isso o Tubarão da Barra se apresenta com novidades em seu elenco. A principal é a chegada do técnico português Tiago Zorro, que assume o comando do Ferrão para. Entre os destaques da equipe, estão o experiente meio-campista Janeudo e os jovens Allanzinho e Kiuan.
Altos
Número de participações: 7
Melhor campanha: quartas de final em 2021 e 2024
Na temporada anterior, o Altos protagonizou um caso curioso que fez muitos torcedores e jornalistas criticarem a fórmula da Copa do Nordeste. Mesmo com apenas oito pontos e só uma vitória no Grupo B - campanha inferior ao último colocado do Grupo A - o clube piauiense se classificou em terceiro lugar e foi às quartas de final, sendo goleado por 5 a 0 pelo Fortaleza, futuro campeão.
Com nova fórmula de disputa, em que agora deverá enfrentar os clubes de sua chave para se classificar, o Jacaré já chega com status de campeão estadual e único representante de seu estado na fase de grupos. Para a disputa do torneio, o Altos mantem a maior parte do elenco da temporada anterior e tem no experiente treinador Francisco Diá o seu grande trunfo. Os destaques no campo vão para o goleiro Careca, o zagueiro Arlan, o meia Reinaldo (ex-Bahia de Feira) e o atacante Rodrigão.
Moto Club
Número de participações: 7
Melhor campanha: Fase de Grupos em 2015, 2017 e 2019
Apesar de chegar a sua quinta participação consecutiva na competição, esta é a primeira vez desde 2019 que o Moto Club retorna a fase de grupos da Copa do Nordeste. Depois de superar Retrô e Botafogo da Paraíba na preliminar deste ano, o Papão do Norte promete ser um adversário complicado dentro do Grupo A do torneio.
Entretanto, o clube não esconde que tem como meta principal desta temporada a conquista do maranhense e a manutenção de um calendário completo para o próximo ano. A equipe comandada por Zé Augusto deve receber novos reforços durante as duas competições e uma delas já empolga a torcida rubro-negra: o atacante Magno, conhecido como “El Lobo” e que tem passagens pelo futebol boliviano, português, sérvio e salvadorenho.
Sousa
Número de participações: 5
Depois de cair nas preliminares em 2023 e 2024, o Sousa retorna a fase de grupos como campeão e único representante do futebol paraibano. A equipe vem de uma boa temporada no ano passado e sonha com uma vaga nas quartas de final da competição regional.
Sob o comando de Paulo Foiani, o time possui jogadores que permaneceram de 2024 para 2025, como Felipe Jacaré, Matheusinho e o goleador Diego Ceará.
Melhor campanha: Fase de Grupos em 2013 e 2022
Grupo B
Bahia
Número de participações: 20
Melhor campanha: Campeão em 2001, 2002, 2017 e 2021
Maior campeão do torneio, ao lado do rival Vitória, o Bahia foi a equipe de melhor campanha na fase de grupos de 2024, mas que sequer chegou na decisão ao ser eliminado pelo CRB, nos pênaltis, na semifinal da competição.
Para este ano, o Esquadrão terá que conciliar a disputa com a preliminar da Libertadores, mas sabe que precisa de boa atuação nas duas competições, e no estadual, para justificar o alto investimento que vem recebendo do City Football Group, dono da SAF do Tricolor.
Para tanto, o clube mantém nomes como Everton Ribeiro, Jean Lucas e Cauly, além de novos contratados como Erick, Rodrigo Nestor, Michel Araújo e os atacante Erick Pulga, ex-Ceará, e Willian José.
Ceará
Número de Participações: 19
Melhor campanha: Campeão em 2015, 2020 e 2023
Em clima de retomada, o Ceará chega a 2025 querendo manter a boa fase que o fez retornar a elite nacional na Série B do ano passado. Para isso, o Vozão manteve o treinador Léo Condé no comando da equipe e acredita na renovação do elenco para lutar tanto pelo título regional quanto pelo bicampeonato estadual. Com a saída de Erick Pulga e Saulo Mineiro, nomes como Lourenço, Richardson e Aylon representam as principais referências técnicas da equipe.
Na última edição da Copa do Nordeste, a equipe caiu nas quartas de final e não quer repetir isso este ano. A busca é pelo título, em uma briga que pretende desempatar o número de taças com o seu grande rival, o Fortaleza.
CSA
Número de participações: 18
Melhor campanha: Semifinal em 1999 e 2010
Voltando a fase de grupos depois de uma decepcionante fase preliminar em 2024, o CSA não tomou conhecimento de Barcelona de Ilhéus e Maracanã, usando bem o seu mando de campo como peça fundamental para superar os primeiros desafios da temporada. Sem chegar às quartas desde 2022, o Azulão do Mutange tem uma temporada difícil e não medirá esforços para ser uma pedra no sapato dos favoritos da competição.
Com 12 reforços para este ano, o treinador Higo Magalhães ainda manteve grande parte do elenco da Série C do ano passado. Um dos destaques da equipe é o lateral Cedric, ex-Vitória e Bahia de Feira, que retorna ao Azulão depois de passagens por Mirassol e Figueirense.
Sampaio Corrêa
Número de participações: 11
Melhor campanha: Campeão em 2018
Vencedor do Nordestão em 2018, o Sampaio Corrêa vem de um rebaixamento na Série C de 2025 e tem esta temporada como um renascimento de seu futebol. E dentre as metas do clube, retornar as quartas de final da competição - o que não acontece desde 2021 - já seria uma grande conquista em relação às últimas campanhas na Copa do Nordeste.
Para isto, a Bolívia Querida segue com jogadores experientes como Fábio Aguiar, Pimentinha e Cavi. Entre as novidades, destacam-se o meia Balão e os atacantes João Lenger e Alan James. O comando técnico segue com Felipe Surian, que assumiu o clube no ano passado.
Náutico
Número de participações: 13
Melhor campanha: Semifinais em 2001, 2002, 2019 e 2024
Sem nunca vencer o Nordestão, o Náutico tem sido um clube que se tornou recorrente entre os classificados ao mata-mata nos últimos três anos. E mesmo em um cenário nacional aquém de sua história, amargando mais um ano na Série C, o Timbú quer superar as adversidades e quem sabe sair da fila da Copa do Nordeste.
Dos que ficaram da temporada anterior, os destaques são os atacantes Paulo Sérgio e Bruno Mezenga, os volantes Sousa e Marco Antônio, além do meia Allan Patrick. Daqueles que chegaram, o destaque vem para o jovem nigeriano Samuel Otusanya e o meia Giovanne, que veio do Athletic-MG.
Confiança
Número de participações: 18
Melhor campanha: Semifinal em 2020
Mesmo com 18 participações na competição, o Confiança só conseguiu a classificação para além da fase de grupos apenas em 2020, quando chegou até as semifinais em um torneio realizado durante a pandemia e com sede única, na Bahia. De lá para cá, o clube amarga quatro campanhas ruins, com apenas uma na fase de grupos.
Com a conquista do estadual de 2024, o Dragão do Bairro Industrial volta a fase de grupos e pensa em surpreender para chegar novamente às quartas de final. Entretanto, não se sabe se o treinador Waguinho Dias repetirá a filosofia ofensiva prometida para a disputa do Sergipano deste ano.
Um dos destaques da equipe é o volante Luiz Otávio, que teve passagens no clube desde 2022 e seguirá no elenco nesta temporada. Além dele, outros nomes de relevância no elenco são Neto, Thiago Santos e Ronald Camarão.
América de Natal
Número de participações: 17
Melhor campanha: Campeão em 1998
Em luta para retornar aos holofotes no cenário nacional, o América vem de um cenário diferente do Altos na última edição do Nordestão. Em penúltimo de seu grupo, o time tinha pontos suficientes para ser o terceiro da outra chave desta fase e poderia ter se classificado às quartas em um cenário de melhores campanhas gerais.
Em paralelo ao estadual, em que busca o tricampeonato, o América-RN manteve a base da temporada passada e tem como destaques o goleiro Renan Bragança, o zagueiro Rafael Jansen, o volante Ferreira e o meia Souza. Leston Júnior foi escolhido como o novo treinador, substituindo Marquinhos Santos.
Juazeirense
Número de participações: 6
Melhor campanha: Fase de grupos (2016, 2017 e 2024)
Novamente superando a fase preliminar, a Juazeirense já divide com o Fluminense de Feira o mesmo número de participações no torneio (sete, contando a edição de 2025) e sonha em uma histórica classificação às quartas de final da competição. Para isto, o Cancão de Fogo reforçou seu elenco e tem outro trunfo na manga: o polêmico estádio Adauto Moraes, alvo de críticas das equipes que atuam como visitante no gramado de Juazeiro.
Dentre os nomes da equipe do Vale do São Francisco, o grande destaque fica por conta do meia Clébson, que mesmo com 39 anos é o que comanda as investidas do Cancão e dá volume ao jogo do time do norte da Bahia. Além dele, o goleiro Jaílson e os atacantes Alexsandro e Tata Baiano prometem surpreender na competição regional.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).