Esportes

Bahia termina 2024 sem títulos, mas supera recordes e retorna a Libertadores

Bahia não conquistou torneios esse ano, mas bateu recordes e voltou ao maior torneio da América do Sul

Por Edimário Duplat

Bahia termina 2024 sem títulos, mas supera recordes e retorna a LibertadoresBahia comemora seu retorno à Libertadores. Foto: Divulgação/Bahia

O Bahia viveu um ano de montanha-russa na temporada 2024. Com contratações de peso e esperança de conquistar o estadual e o Nordestão, o Esquadrão de Aço decepcionou a torcida com um primeiro trimestre atrás de seu maior rival e uma provável crise com sua torcida. Entretanto, um bom início de Brasileirão e recordes no torneio fizeram com que o clube, mesmo com uma reta final decepcionante, chegasse a tão sonhada vaga na Libertadores.


Em seu segundo ano de gestão do City Football Group, o Bahia iniciou a temporada com a chegada de reforços de peso como Caio Alexandre, Jean Lucas e o craque Everton Ribeiro. Entretanto, a campanha do time tricolor deixou a desejar no Baianão, com uma derrota em um Ba-Vi já marcado para a história dos clássicos


Depois de conseguir a revanche no Nordestão, torneio no qual o Esquadrão dominou o seu grupo de ponta a ponta e terminou a primeira fase com melhor campanha, o Bahia voltou a disputar dois clássicos com o Leão e novamente caiu perante um Barradão lotado, com outro clássico marcado como um dos melhores entre os dois clubes. O empate na partida de volta decepcionou os torcedores, que começaram a tratar o time com desconfiança e pedir garra para a disputa do Brasileirão.


No início da liga nacional, o Bahia perdeu sua primeira partida contra o Internacional, mas conseguiu uma série invicta de 9 jogos que o fez figurar entre os quatro primeiros do torneio por grande parte da competição. Além disso, manteve uma invencibilidade na Fonte Nova que durou até julho, quando foi derrotado pelo Cuiabá.


Apesar dos bons resultados, a queda para o CRB, em uma acirrada disputa de pênaltis, fez a torcida ficar na bronca com a chance de voltar a levantar o caneco do Nordestão depois de três anos.


Na metade do ano, a queda de rendimento marcou a caminhada do elenco tricolor e trouxe mais dor de cabeça aos torcedores. Derrotas em sequência fizeram o clube cair na tabela e ser eliminado para o Flamengo na Copa do Brasil, resultado que marcou negativamente o clube e antecipou uma sequência ruim de resultados que o fizeram ficar fora da zona da Libertadores.


Depois de sete jogos sem vencer, o clube teve em seus três últimos embates, a última chance de chegar a Libertadores. E depois de vencer o Cuiabá e perder para o Corinthians, o Tricolor superou o Atlético Goianiense e comemorou o retorno à Libertadores depois de 35 anos.


 Além disso, o clube conseguiu o seu recorde de pontos na era dos pontos corridos do Brasileirão.


Para 2025, a torcida do Bahia espera uma grande campanha na Libertadores, além das conquistas estadual, regional e, quem sabe, um título nacional.


Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.