Esportes

Aratu On Explica: quantos confrontos Bahia e Vitória já travaram? Times divergem sobre números!

Equipes incluem ou descartam torneios na contagem final; Aratu On faz as contas e torcedor decide qual vale

Por Da Redação

Aratu On Explica: quantos confrontos Bahia e Vitória já travaram? Times divergem sobre números!Reprodução
Nesta quarta-feira (20/3) a TV Aratu e o Aratu On transmitem ao vivo, para todo a Bahia, direto da Arena Fonte Nova, a partir das 21h15, o grande clássico do Norte-Nordeste: Bahia x Vitória! Esse jogo é muito importante para as duas equipes, que vão com tudo para derrotar o seu grande rival. Entretanto, uma dúvida entra em campo toda a vez que ambos se enfrentam: quantas vezes tricolores e rubro-negros já estiveram frente a frente? O Aratu On Explica desta semana mostra como a rivalidade começou e traz os números de cada versão sobre os confrontos.
https://youtu.be/6Z83kdXqyZM
ORIGEM MODESTA
Reconhecido como maior clássico do Norte-Nordeste, com citações de sua rivalidade no site da própria FIFA e reconhecimento da renomada revista inglesa ‘Four Four Two’ como o 42º maior derby do futebol mundial, o Ba-Vi aconteceu pela primeira vez no distante ano de 1932, em um contexto que pode ser considerado inusitado para os atuais fãs de futebol, mas que era bastante comum e tradicional para os torcedores da época.
No dia 10 de Abril daquele ano, as duas equipes se encontraram pela primeira vez no pitoresco Torneio Início, uma competição tradicional que funcionava como uma celebração que apresentava as equipes que iriam disputar o Campeonato Baiano da temporada. Nela, os jogos eram realizados todos no mesmo dia e estádio, funcionando de maneira eliminatória e com duração de 20 minutos. Em caso de empate, o desempate acontecia em número de escanteios realizados ou cobranças de penalidades.

Naquele dia, duas equipes de realidades bem diferentes se enfrentaram. De um lado, o tradicional “Decano do futebol baiano”, o Vitória. Clube defensor dos princípios olímpicos e do esporte amador, potência no cricket, no remo e bicampeão baiano de futebol (1908/1909), que retornava aos gramados após um hiato de anos licenciado. Do outro, o ainda recém-nascido Bahia, que já era campeão estadual em 1931 e nasceu com base no profissionalismo que crescia no país.
Jogando no Campo da Graça, o primeiro embate entre os dois times teve o Bahia como vencedor, pelo placar de 3 a 0. Meses depois, no dia 9 de setembro, foi a vez do Ba-Vi acontecer pela primeira vez em um jogo oficial de futebol, com mais uma vez o Esquadrão de Aço derrotando o Leão pelo mesmo placar: 3 a 0. A primeira “vitória do Vitória” aconteceu dois anos depois, em 1934, pelo placar de 4 a 3.

QUANTOS CLÁSSICOS? 
Nestes 92 anos de história e muita rivalidade, os encontros entre Bahia e Vitória foram muitos e em vários jogos oficiais ou amistosos. Entretanto, as duas equipes divergem sobre a numeração total desta partida e dão estatísticas que excluem ou adicionam torneios em sua história. O interessante é que até a FIFA, quando fez uma homenagem ao dérbi em seu site, destacou essa falta de concordância de números totais:
“Não há um levantamento definitivo sobre o duelo - tudo depende das competições que se leva em conta, entre tantas beirando o oficial e o não-oficial - mas o consenso é de que o Bahia leva a melhor nos confrontos diretos com folga, devido a um período hegemônico iniciado em meados dos anos 40 e que perdurou até os anos 80. Entre 1944 e 1988, o time conquistou dois campeonatos nacionais e nada menos do que 31 estaduais (de um total de 43), com destaque para os sete seguidos entre 1973 e 1979. Essa vantagem, porém, vem sendo reduzida num ritmo acelerado, com o Vitória, que tem 26 troféus estaduais, na parte de cima da gangorra. O time foi campeão baiano por 14 vezes desde os anos 90.”


Em contato com as duas equipes, e utilizando da pouca literatura que existe sobre estas estatísticas, o Aratu On chegou a uma numeração que acaba se distinguindo tanto de Bahia quanto de Vitória. Entretanto, tudo pode ser explicado pela inclusão e exclusão do que cada um deles considera. Vamos aos números:
Para o Bahia, foram realizadas, até o momento, 494 partidas, com 192 triunfos, 150 empates e 152 derrotas. O Tricolor adiciona em sua conta os resultados do Baiano, Brasileiros da Série A, B e C, Copa do Nordeste, Amistosos (jogos ou torneios) e do Torneio Início. Sim, para o Esquadrão o Torneio Início é válido, mesmo que seja de uma competição que, mesmo tradicional, não era propriamente uma partida de futebol em relação aos minutos jogados.

Já o Vitória tem em suas contas 480 Ba-Vis, com 149 vitórias, 145 empates e 186 derrotas. O Leão chega a esses números justamente por ignorar as 14 partidas disputadas em Torneios Início. A diferença é justamente pela exclusão deste tipo de competição, o que reduz os encontros, mas não representa muita diferença na vantagem tricolor, já que os rivais ganhariam apenas seis partidas e perderiam três, com cinco empates. 
EXCLUSÕES
O interessante é que os dois clubes excluem da contagem as partidas disputadas na Taça Estado da Bahia e na Copa Governador, torneios que eram realizados no segundo semestre dos anos da década de 2000 e 2010. Por serem campeonatos secundários, com outros times do estado, sendo realizados durante a disputa do Campeonato Brasileiro daquele ano, normalmente os dois clubes utilizavam equipes B ou sub-23 na competição.
Entretanto, oficialmente eram elencos secundários vestindo a camisa principal das equipes, em torneios oficializados e profissionais da Federação Bahiana de Futebol (FBF). Apesar disso, em 2010, o Bahia utilizou do seu elenco principal na grande decisão do torneio, quebrando o indigesto jejum de títulos que vivia antes da conquista do Baiano de 2012.
Outro detalhe é que, somando os dois torneios, o Leão tem boa vantagem nos embates, com 14 vitórias, sete derrotas e apenas dois empates.

CÁLCULO DO ARATU ON
Com a soma destes torneios, e inclusão do Torneio Início, os números sobem para 517 clássicos, com 199 triunfos tricolores, 152 empates e 166 vitórias rubro-negras. Com a exclusão do Torneio Início, os números vão para 503 partidas com 193 vitórias do Esquadrão, 147 empates e 163 triunfos rubro-negros.

E para você, torcedor? Quais números contam no clássico Ba-Vi? 
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.