Copa do Brasil: Gabriel Xavier pode voltar ao Bahia hoje contra o Paysandu
Bahia e Paysandu se enfrentam hoje pela Copa do Brasil no Estádio Mangueirão, em Belém
Por Da Redação.
Depois de vencer o Palmeiras por 1 a 0, no Allianz Parque, em São Paulo, na noite de domingo (27), pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, o Bahia volta a campo, na noite desta quarta-feira (30), para enfrentar o time do Paysandu, jogo valendo pela Copa do Brasil.
O duelo acontece, a partir das 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Mangueirão, em Belém, e marca a estreia do Esquadrão de Aço na competição. O tricolor baiano e o Papão entraram na 3ª fase do campeonato, já que garantiram o privilégio, respectivamente, por conta da classificação obtida no Brasileirão e da conquista da Copa Verde, em 2024.
Com foco nesta partida, o Esquadrão treinou no CT Academia de Futebol 2, do Palmeiras, em Guarulhos-SP. Na segunda-feira (28), a primeira parte do treinamento foi um trabalho na academia, para os atletas que atuaram menos de 45 minutos na partida do último domingo (27). Na sequência, o grupo foi para campo, onde fez uma ativação com bola, liderada pelo preparador físico José Mário Campeiz.
Em seguida, o técnico Rogério Ceni comandou um trabalho em campo reduzido, com foco na posse de bola sob pressão. Com a utilização de seis traves pequenas, dois times se enfrentavam. Cada jogador só podia dar um toque na bola.
A atividade seguiu com a troca das traves pequenas por traves de jogo, ainda em campo reduzido. Rogério ainda comandou um trabalho tático e fez ajustes de posicionamento. Por fim, os zagueiros fizeram um trabalho de defesa, enquanto jogadores de meio e ataque treinaram finalizações.
Os goleiros fizeram um trabalho específico sob comando do preparador Eduardo Varjão, e depois participaram dos trabalhos técnicos em campo reduzido. Na terça-feira (29), os trabalhos foram finalizado, também, no mesmo CT do alviverde paulista.
Retorno de Gabriel Xavier
O zagueiro Gabriel Xavier voltou a treinar com o grupo na segunda-feira (28) e nesta terça (29) concedeu entrevista coletiva em São Paulo, onde o Bahia realizou o último treino antes da viagem para Belém, para enfrentar o Paysandu.
O defensor falou sobre o possível retorno após cerca de quatro semanas. “A gente tem que estar sempre preparado mentalmente, porque a gente sabe que vão ter dias ruins, vão ter lesões no meio do caminho, mas isso não atrapalha o meu foco, não atrapalha a minha missão, que é continuar trabalhando para poder continuar indo bem”, disse.
Nos últimos três jogos, o Bahia não sofreu gols. Apesar de não ter atuado, Gabriel não escondeu a felicidade pelo momento da defesa e enalteceu os companheiros de zaga.
“Olha, é muito gratificante para a gente da defesa. A gente comenta que é um triunfo à parte terminar um jogo sem sofrer gol. Isso é tudo aquilo que a gente almeja e trabalha para conseguir. E também muito feliz pelo momento que o David vem passando, que o Mingo vem passando, que eles estão fazendo uma ótima dupla, estão bem entrosados, tanto na parte defensiva como nos cruzamentos, como foi bastante exigido contra o Palmeiras, mas tanto na construção, na qualidade de jogo”, disse.
“Muito feliz mesmo pelos momentos deles. São pessoas que trabalham muito e merecem estar nesse momento bom, porque trabalharam para isso. E é isso, trabalhar para que quando tiver oportunidade ir bem. Porque o mais importante de tudo, o Bahia está bem independente de quem jogue. E o professor nos prepara e deixa pronto para que quem jogar dê conta do recado”, completou.
LEIA MAIS: Quando vai ter jogo da Copa do Nordeste? Entenda a pausa no Nordestão
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).