“COMO NASCE UM GOL?”: As imagens inéditas da narração de Silvio Mendes no gol do Vitória contra o Corinthians
“COMO NASCE UM GOL?”: As imagens inéditas da narração de Silvio Mendes no gol do Vitória contra o Corinthians
Um gol nunca é apenas um gol. É o ápice de uma partida de futebol.
E não apenas.
Por tabela, cumpre o expediente de elevar uma transmissão esportiva a um patamar que dispensa a mera banalidade e se consagra no Olimpo da memória — uma espaço resistente aos homens, ao tempo e ao próprio jogo.
Com mais de 40 anos no ofício, Silvio Mendes é um mestre deste recorte mágico. Sua garganta é um eco interminável que reverbera guturais emoções. Pois, claro, não é difícil constatar que, por mais emocionante que seja, o gol é um filho mudo, que nasce soturno e não berra de imediato no primeiro tapa do obstetra. Cabe ao narrador, em exercício de quase divindade, dar-lhe voz — respeitando sempre a precisão necessária. Nunca alto demais (que extrapole o tom) ou baixo o suficiente para se perder em frivolidades.
Apenas o justo e o necessário.
Na segunda rodada do Brasileirão, entre Vitória e Corinthians, no último domingo (22/5), Silvio transmitiu pela Rádio Metrópole. O Vitória venceu por 3 a 2. O segundo gol do Rubro-negro, de Marinho, foi filmado no justo momento que Silvio sopra o barro amorfo dando-lhe vida.
A imagem contrasta. A voz de Silvio vibra em emoção. Seu corpo, no entanto, permanece impávido, sereno. Calejado por quatro décadas de jornadas, Silvio declina um convite a gestos mais espalhafatosos e mirabolantes.
Quem tem que falar é o gol. Apenas.
O justo e necessário.
Veja a imagem de Silvio narrando o gol entre Vitória e Corinthians e entenda o que estamos tentando dizer: