Brasil vence Colômbia no último minuto e assume vice-liderança da chave
Brasil derrota a Colômbia e segue na cola dos argentinos na classificação geral
Por Edimário Duplat.
Em uma atuação bastante criticada pelos torcedores presentes no estádio Mané Garrincha, em Brasília, o Brasil venceu por 2 a 1 com a Colômbia, em partida válida pela 13ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. O resultado deixa o Brasil na segunda colocação temporária com 21 pontos, deixando a Colômbia na sexta posição com 19 pontos.
O Brasil começou com bastante movimentação no primeiro tempo e conseguiu um pênalti logo nos primeiros minutos, com Raphinha abrindo o marcador para os donos da casa aos cinco minutos. Depois disso, a Seleção ainda criou boas chances e quase ampliou o marcador em jogadas de Vini Jr. e Rodrygo.
Após esse momento, a Colômbia começou a se impor no jogo e conseguiu empatar aos 40 minutos. Joelinton, que havia sido substituto de Gerson devido a uma lesão, foi desarmado por Arias, que finalizou no canto esquerdo, sem chances para Alisson.
Dois minutos, Marquinhos cortou o chute de Arias na pequena área no momento decisivo de desempate para os cafeteros. A torcida brasileira reagiu ao final do primeiro tempo, vaiando os jogadores na ida ao intervalo.
Na segunda etapa, as duas equipes criaram pouco e desperdiçaram boas chances de desempatar. Vini Jr., aos sete, perdeu o tempo da bola e deixou de chutar depois de passar pela defesa colombiana. Já aos 15, foi a vez de Córdoba cabecear para fora em sua tentativa pelos Cafeteros.
Aos 17, James bate falta na área, Sánchez tenta passar a bola para o centro, mas ela segue em direção ao gol. Alisson desvia com um soco, a bola bate em Joelinton e entra, mas o árbitro anula o gol ao marcar falta de Lerma em Alisson durante a jogada. Dois minutos depois, Vini entra na área e não chuta na hora certa, tocando para Raphinha que chuta pra fora.
A partida então se transformou em um jogo truncado, com os dois times oferecendo pouco em suas investidas. Aos 22, James pega a bola livre de marcação e chuta para defesa de Alisson. Aos 36, Wesley tabelou com Savinho, que devolveu de calcanhar, e fez um cruzamento fechado, mas não encontrou ninguém. Vini Jr. recebeu na esquerda e cruzou, mas a zaga cortou. Wesley ficou com a sobra e passou para Arana, que finalizou para fora com desvio.
Quando tudo parecia resolvido, brilhou a estrela de Vini Jr. Aos 53, o atleta do Real Madrid chutou de fora da área e viu a bola desviar em Lerma para entrar no cantinho e fazer a festa no Mané Garrincha.
Agora, o Brasil torce para que o Uruguai seja derrotado pela Argentina nesta sexta (21), para se garantir na segunda posição. Na próxima terça (25), a Seleção tem clássico contra os atuais campeões do mundo no Monumental de Núñez.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).