Nadia Comaneci pede para que bronze do solo da ginástica seja dividido entre três atletas
Federação Romena apoia iniciativa e afirma que nunca teve intenção de tirar medalha de atleta americana
Por Da Redação.
Em mais um novo capítulo do imbróglio da medalha de bronze do solo da ginástica artística dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a ex-ginasta Nadia Comaneci - com apoio da Federação Romena de Ginástica (FRG) - sugeriu que o Comitê Olímpico Internacional (COI) divida a medalha entre a americana Jordan Chiles e as romenas Ana Maria Barbosu e Sabrina Maneca-Voinea.
“A liderança da Federação Romena de Ginástica (FRG), por meio de seus representantes, tomou todas as medidas necessárias para chegar a esse consenso. Enfatizamos que certas solicitações foram feitas pelo lado americano para atingir essa meta, e nosso lado consistentemente cumpriu essas solicitações, um fato que foi apreciado pelo representante americano”, afirmou a Federação Romena em nota oficial
Ainda segundo a entidade, o questionamento frente às dificuldades técnicas da Federação Internacional de Ginástica nunca teve a intenção de retirar medalhas da norte-americana, mas sim de que os erros cometidos nos julgamentos das romenas fossem analisados e os três competidores dividissem o pódio da disputa do equipamento.
“Apelamos a toda a comunidade do esporte, tanto no país quanto no exterior, para que PARE com os ataques contra as ginastas Jordan Chiles, Ana-Maria Barbosu e Sabrina Maneca-Voinea, e especialmente contra Nadia Comăneci, cujo apoio sempre foi a favor de todas as três atletas/três medalhas”, concluiu a entidade.
Em suas redes sociais, Nadia Comaneci pediu para que se considere a saúde mental das atletas envolvidas na questão, principalmente em relação aos ataques que as três têm sofrido nas suas respectivas redes sociais. A própria Comaneci também tem sofrido ataque nas redes por conta da sua defesa da divisão da medalha de bronze.
Entenda o caso
Na disputa do solo da ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a romena Sabrina Maneca–Voinea recebeu uma punição que diminuiu sua nota de terceira para quarta colocada na classificação geral, ficando atrás da conterrânea Ana Barbosu.
Logo depois, Jordan Chiles efetuou a sua apresentação e também ficou fora do ranking, o que fez com que os EUA pedisse a revisão da nota. O pedido foi atendido e Chiles apareceu em terceiro lugar ao final de todas as apresentações, deixando Barbosu em quarto e Sabrina em quinto.
Nadia Comaneci, com apoio da Federação Romena, questionou a punição sofrida por Sabrina Maneca-Voinea, enfatizando que o erro que foi supostamente efetuado pela competidora não aconteceu. Sem esta punição, Voinea seria a terceira colocada e ficaria com o ouro.
Dias depois, foi a vez da equipe de Ana Barbosu entrar com um recurso, alegando que a equipe de Chiles não cumpriu o tempo determinado para recorrer da nota oficial. O CAS deu ganho a Ana, retirando o bronze de Chiles e repassando para a romena.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).