AO VIVO Últimas Notícias
10/11/2023 17h40 | Atualizado em 10/11/2023 17h21

Atletas cubanos pedem asilo no Chile após os Jogos Pan-Americanos de Santiago

Oito integrantes do Hóquei sobre a grama e um velocista da corrida com barreiras fizeram o pedido

Atletas cubanos pedem asilo no Chile após os Jogos Pan-Americanos de Santiago Foto: Reprodução/Panam Sports
Edimário Duplat

Sete atletas da delegação de Cuba pediram refúgio no Chile após a realização dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. De acordo com informações do Canal 13, oito integrantes do Hóquei sobre a grama e um velocista da corrida com barreiras fizeram o pedido formal e não retornaram à nação caribenha.

“Tomamos a decisão certa, agora nos sentimos livres. Só podíamos ver a família duas vezes por ano, se fosse urgente, tendo sempre que pedir autorização. E treinávamos sem sapatos, equipamentos e proteção. Tivemos que esperar uma doação e aguardar a autorização do país”, explicaram Yunia Milanés, Lismary González e Geidy Morales, atletas da equipe de Hóquei, ao canal chileno. Elas também admitiram que já cogitavam a deserção.

Segundo informações do ministério do Interior chileno, a delegação de Cuba chegou ao Pan-Americano com 412 atletas e somente 391 deles retornaram ao país. 

Com 69 medalhas em Santiago 2023, Cuba ficou em quinto lugar no quadro de medalhas com 30 ouros, 22 pratas e 17 bronzes.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!