Pelo encerramento da segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023, a Colômbia surpreendeu ao derrotar a poderosa Alemanha por 2 a 1, pelo Grupo H da competição.
Enfrentando a equipe europeia de igual para igual, Las Chicas Superpoderosas apresentaram um bom futebol com toque de bola envolvente e muito entrosamento nos passes, o que dificultou o poderio alemão por quase toda a partida.
Alternando momentos de dura marcação e contra-ataques em velocidade, as sul-americanas abriram o marcador aos sete minutos da segunda etapa. Em lance individual, a atacante Linda Caicedo – de apenas 18 anos – venceu três marcadoras e chutou no ângulo para fazer um golaço no Sydney Football Stadium.
Com a vantagem no marcador, a Colômbia seguiu se defendendo por quase todo o segundo tempo, sem deixar de arriscar em rápidos lances de velocidade. Entretanto, aos 44, o empate alemão chegou quando Oberdof foi derrubada na área e Popp deixou tudo igual em cobrança de penalidade.
A partida seguiu emocionante até os minutos finais, quando Vanegas acertou poderosa cabeçada nos acréscimos e deu a vitória para as Cafeteras.
Com o resultado, as colombianas assumem a ponta da chave com seis pontos, seguidas por alemãs e marroquinas com três e sul-coreanas com zero. Na próxima quinta-feira (3/8), às 7h (horário de Brasília), a Colômbia encara o Marrocos, enquanto a Coreia do Sul enfrenta a Alemanha.