A seleção da China venceu as haitianas por 1 x 0, com um gol de pênalti, mesmo com uma jogadora a menos. O jogo aconteceu na cidade de Adelaide, na Austrália, pela segunda rodada do Grupo D na Copa do Mundo 2023, na manhã desta sexta-feira (28/7). Apesar da derrota, o Haiti continua vivo e pode passar para a próxima fase.
Na terceira e última rodada, a seleção caribenha enfrentará a Dinamarca, que tem três pontos na segunda colocação e, portanto, ainda poderá ser superada na tabela se as haitianas vencerem com bom saldo de gols e se a China perder para a Inglaterra.
Falando nas inglesas, líderes do Grupo D, é provável que a seleção tenha ficado frustrada pelo resultado deste jogo, porque em caso de empate entre chinesas e haitianas, já teria se classificado para a próxima fase. O Haiti pressionava, contando com nervosismo e erros de passe do time adversário, e chegou a ter um gol anulado aos 41 do primeiro tempo por claro impedimento de Mondésir.
E, quem não faz… toma. Do outro lado, aos 27 do segundo tempo, a China foi salva pelo pênalti marcado com auxílio do VAR. Linyan Zhang recebeu em profundidade na área e cortou Mathurin, mas foi derrubada na sequência. Na cobrança, foi bola para um lado, goleira haitiana para o outro: gol de Wang Shuang.
A seleção caribenha não desistiu e correu para o ataque com pressa. A árbitra chegou a apitar pênalti para o Haiti quando Éloissaint caiu na disputa com Chen, mas voltou atrás após revisão no VAR. Um fim de jogo tão conturbado que os nove minutos de acréscimo viraram doze; o placar, porém, não mudou.
*Fifa
LEIA MAIS: Bahia e Vitória jogam no mesmo dia, mas em situações diferentes; confira detalhes