Esportes

Aratu On Explica: tudo que você precisa saber sobre a Copa do Mundo de Futebol Feminino

Nona edição do mundial começou nesta quinta-feira (20/7) com sede na Austrália e Nova Zelândia; Brasil estreia na segunda-feira (24/7)

Por Da Redação

Aratu On Explica: tudo que você precisa saber sobre a Copa do Mundo de Futebol Feminino

Nesta quinta-feira (20/7), às 4h da manhã, Nova Zelândia e Noruega deram o pontapé inicial para a 9ª Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA, disputada na Austrália e Nova Zelândia com o número recorde de 32 países. Mas você sabe como surgiu este torneio e quem são os maiores vencedores do Mundial? Pensando nisso, o Aratu On Explica desta semana traz algumas curiosidades sobre um dos maiores eventos esportivos da atualidade.


https://youtu.be/DyZ96K5vd3I

ORIGEM


Os primeiros registros de seleções femininas de futebol acontecem no final dos anos 60 e em 1970 é organizada a primeira Copa do Mundo da modalidade. Entretanto, ela foi idealizada pela Federação de Futebol Feminino Europeu Independente e portanto não é reconhecida pela FIFA. Na ocasião, a Dinamarca foi a grande campeã ao vencer a Itália, sede do torneio. Em 1971, houve uma nova edição no México, em que as dinamarquesas venceram mais uma vez com o recorde de 115 mil pessoas no Estádio Azteca.


Em 1988, a FIFA organizou um Torneio Experimental na China com 12 equipes e a Noruega foi a grande campeã ao vencer a Suécia. Com boa receptividade do público, que apresentou média de 15 mil pessoas e 30 mil na decisão, a entidade enfim criou a Copa do Mundo em 1991.


EDIÇÕES E CAMPEÕES


A primeira edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino também foi realizada na China, com os Estados Unidos levantando a taça de primeiro campeão mundial da modalidade. Na decisão, as norte-americanas venceram a Noruega por 2 a 1.


Quatro anos depois, o Mundial teve como sede a Suécia, com a Noruega chegando ao seu primeiro e único título no torneio ao derrotar a Alemanha por 2 a 0. Quatro anos depois, em 1999, a competição foi realizada nos EUA e as norte-americanas chegaram ao bicampeonato depois de empatar em 0 a 0 com a China, vencendo na disputa de penalidades por 5 a 4.


No ano de 2003, a Copa volta a ser realizada nos Estados Unidos por conta da epidemia de SARS-Cov que assolava a China, país que sediaria a competição. Em campo, a Alemanha chega ao seu primeiro título ao derrotar a Suécia por 2 a 1 com o gol de ouro na prorrogação. Em 2007, o Mundial é organizado em território chinês e as alemãs chegam ao bi depois de derrotar o Brasil por 2 a 0. Esta é a melhor campanha da Seleção Brasileira no torneio.


Em 2011, a Copa do Mundo é realizada na Alemanha e um surpreendente Japão derrota os Estados Unidos por 3 a 1 nos penaltis - após jogo empatado em 2 a 2 - se transformando na mais nova potência do futebol feminino mundial. Já em 2015, no Canadá, as estadunidenses fazem a revanche sobre as japonesas e levantam o tricampeonato com o placar de 5 a 2. Quatro anos depois, na França, as norte-americanas chegam ao tetra depois de derrotar a Holanda por 2 a 0.


PARTICIPANTES


Originalmente, a Copa do Mundo era realizada com 12 seleções que se reuniam em 3 grupos de 4 equipes. Em 1999, o número de participantes subiu para 16, sofrendo novo aumento em 2015 para 24 países.


Na atual edição, o torneio terá o seu recorde de competidores com 32 nações, sendo cinco da Ásia (Austrália atua pela Confederação Asiática), uma da Oceania, 12 da Europa, quatro da África, seis da América do Norte e Central e três da América do Sul.


Ao todo, 36 equipes já participaram de uma edição da Copa do Mundo. E, para 2023, oito países estreiam no torneio, formando assim 44 países que já estiveram presentes em um Mundial.


Estados Unidos, Alemanha, Noruega, Suécia, Brasil, Japão e Nigéria estiveram presentes em todas as edições da Copa do Mundo de Futebol Feminino.


FORMATO ATUAL E DATAS


Na Copa do Mundo, as 32 equipes são divididas em oito grupos de quatro participantes. As equipes jogam contra as adversárias dentro de suas chaves, com as duas primeiras se classificando para as oitavas de final. Daí em diante, as partidas são eliminatórias, com os vencedores se classificando para as quartas de final, semifinal e a grande decisão. Os perdedores das semifinais tem o direito de disputar a terceira colocação do torneio em partida realizada antes da final.


O Brasil está no Grupo F, ao lado de Panamá, França e Jamaica. A estreia da Seleção acontece na próxima segunda-feira (24/7), às 8h (horário de Brasília) contra o Panamá. Já a segunda partida será no dia 29, um sábado, contra a França às 7h. E o terceiro confronto está marcado para o dia 2/8, às 7h, contra a Jamaica. Todas as partidas serão realizadas em solo australiano, nas cidades de Adelaide, Perth e Melbourne.


FAVORITAS


Para vencer a Copa do Mundo, as equipes apontadas como grandes favoritas são Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Canadá e Inglaterra. Países como Espanha, França, Brasil, Holanda, Austrália e Japão também carregam boas chances e não podem ser descartadas. Noruega, Dinamarca e China tem tradição, mas são vistos como azarões. Qualquer país fora dessa lista seria visto como uma grande zebra na conquista do título.


OUTRAS CURIOSIDADES


- A baiana Formiga é a jogadora com mais participações em Copas, presente em sete das oito edições anteriores. A brasileira Marta, a canadense Christine Sinclair e a nigeriana Onome Ebi chegarão ao seu sexto mundial na atual edição.
- Formiga também foi a jogadora mais velha a atuar em um jogo de Copa, com 41 anos e 112 dias na partida contra a França em 23 de Junho de 2019.
- Marta é a artilheira de todas as copas, com 17 gols na soma de todas as suas participações.
- Depois da primeira edição, de 1991, esta Copa do Mundo é a que mais tem países estreantes no torneio (8), empatando com a edição 2015, realizada no Canadá.
- Dos países que já atuaram em Copas, os Estados Unidos é o que mais jogou (50), o que mais venceu (40) e o que mais marcou gols (138). Já a China é o país que mais empatou (7) e a Nigéria o que mais perdeu (19) e o que mais sofreu gols (63).
- Todos os países que venceram uma Copa do Mundo também já foram vices de outra edição do Mundial: Estados Unidos perdeu em 2011, Alemanha foi derrotada em 1995, Noruega ficou em segundo em 1991 e o Japão em 2015.
- Além dos quatro campeões mundiais, só mais quatro seleções chegaram à final: China (1999), Suécia (2003), Brasil (2007) e Holanda (2019).
- Com exceção dos EUA, Campeão em 1999 e terceiro lugar em 2003, todos os países-sede da Copa caíram nas quartas de final do torneio: China em 91 e 2007, Suécia em 95, Alemanha em 2011, Canadá em 2015, França em 2019.
- A maior goleada em uma Copa do Mundo foi em 2019, na partida EUA 13 x 0 Tailândia.
- Das campeãs olímpicas, apenas o Canadá (2020) não tem título mundial. EUA (1996, 2004, 2008 e 2012), Alemanha (2016) e Noruega (2000) tem tanto ouro olímpico quanto a Copa do Mundo.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.