‘DE MÃO’: Peru vence com gol irregular, elimina Brasil da Copa América e põe pressão sobre Dunga
‘DE MÃO’: Peru vence com gol irregular, elimina Brasil da Copa América e põe pressão sobre Dunga
Faltou eficácia para a seleção brasileira se classificar às quartas de final da Copa América Centenário. O time de Dunga criou boas chances e pressionou o Peru por um bom tempo na noite deste domingo, mas caiu de produção, foi prejudicado pela arbitragem e errou muitas finalizações ? Elias perdeu chance clara dentro da pequena área, nos acréscimos. O resultado foi a derrota por 1 a 0, com gol de mão de Ruidíaz, e eliminação.
O revés coloca ponto final na campanha da seleção brasileira, eliminada precocemente da Copa América Centenário. Desde 1987 o time canarinho não caía na primeira fase da competição. O mau momento se estende desde o vexame da Copa do Mundo de 2014, passando pela Copa América do ano passado e a irregularidade nas Eliminatórias.
A eliminação deve gerar pressão o suficiente para que Dunga seja demitido. O comandante começou a competição pressionado por causa do desempenho irregular e a sexta colocação nas Eliminatórias. O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, já ouve diversas reclamações de dirigentes de outras federações e sabe que até a pressão da imprensa será insustentável.
Tite, hoje no Corinthians, e Jorge Sampaoli, ex-técnico da seleção chilena, tiveram seus nomes comentados na CBF para substituir o comando da seleção verde e amarela antes de a competição nos EUA começar. O único fator que pesa a favor de Dunga, agora, é o atraso no planejamento para a disputa das Olimpíadas. A tendência, caso haja demissão dele, é que Rogério Micale, hoje interino, assuma o posto de maneira definitiva em busca do ouro olímpico.
Aos 29 do segundo tempo, o lance mais marcante e debatido da partida: Polo avançou pela direita e cruzou à meia altura para Ruidíaz completar a gol com o antebraço. O lance foi prontamente validado, mas a arbitragem entrou em verdadeira conferência logo em seguida, criando total expectativa no estádio. Após vários minutos, o árbitro Andrés Cunha confirmou o gol que eliminou o Brasil.
Ficha Técnica
Brasil 0 x 1 Peru
Data: 12/06/2016
Local: Gillette Stadium, em Foxborough (EUA)
Hora: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Andrés Cunha (URU)
Assistentes: Nicolás Tarán (URU) e Richard Trinidad (URU)
Cartão Amarelo: Lucas Lima e Renato Augusto (Brasil); Yotún (Peru)
Gols: Ruidíaz aos 29 minutos do segundo tempo
Brasil: Alisson; Dani Alves, Gil, Miranda e Filipe Luís; Elias, Renato Augusto, William, Lucas Lima e Philippe Coutinho; Gabriel (Hulk). Treinador: Dunga.
Peru: Gallese; Corzo, Ramos, Rodríguez e Trauco; Vílchez, Balbín (Yotún), Polo e Flores (Ruidíaz); Cueva (Tapia) e Paolo Guerrero. Treinador: Ricardo Gareca.