Especiais

Você sabia que é possível acionar a Lei Maria da Penha mesmo sem agressão física? O Aratu On explica

A violência doméstica, sofrida na maioria das vezes por mulheres, pode ser de diversos tipos.

Por Beatriz Bulhões

Você sabia que é possível acionar a Lei Maria da Penha mesmo sem agressão física? O Aratu On explicailustrativa/Pexels

Os vídeos do DJ Ivis agredindo a ex-esposa levantaram, mais uma vez, o debate sobre a violência contra a mulher. Mas você sabia que não precisa chegar naquele nível, com chutes e pontapés, para que o agressor seja enquadrado na Lei Maria da Penha? O Aratu On explica pra você.


 


A violência doméstica, sofrida na maioria das vezes por mulheres, pode ser de diversos tipos. A agressão psicológica, por exemplo, que consiste em xingar o parceiro, humilhar, ameaçar ou provocar qualquer tipo de constrangimento, já é considerada crime e deve ser denunciada.


É importante estar atento a esses sinais porque o feminicida, ou seja, o homem que termina por matar a mulher, por acreditar que ela seja sua posse, costuma começar com pequenas manipulações e ameaças, antes de chegar no nível mais brutal de violência// Se você já ouviu algo do tipo "se você não for minha, não vai ser de mais ninguém", é hora de acender o alerta vermelho.


E sabe o que mais se enquadra na Lei Maria da Penha? Chantagem e exploração. Por exemplo, quando você manda um nude para alguém e essa pessoa não só não apaga, mas ainda diz que vai mostrar para seus parentes e amigos, não tenha medo, denuncie.


Para fazer isso é bem fácil: é só pegar o seu celular e discar 180. Se você não puder denunciar, tente pedir a um amigo. E se ainda assim tiver medo, faça uma marcação de X na sua mão e mostre discretamente na farmácia ou em um supermercado. Tem muita gente por aí disposta a te ajudar, inclusive aqui no Aratu On, então pode mandar um direct.


Caso você não sofra violência, mas conheça alguém que esteja passando por isso, não hesite em denunciar. Em briga de marido e mulher o certo é meter a colher, sim! No nosso site, aratuon.com.br, listamos ainda outras formas de ajudar.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.