"Tira casaco, bota casaco": por qual motivo chove e faz sol em Salvador bem rápido? Explicamos para você
De acordo com a Defesa Civil, essa mudança no tempo é benéfica para o soteropolitano. Entenda.
Se você é soteropolitano ou mora em Salvador, com certeza já foi vítima da bipolaridade do tempo da cidade do dendê. Aqui é assim, 11h59 está solzão, calor "batendo certo" e, às 12h, o cacau começa a cair, quando bate aquele arrependimento por não ter levado o casaco que sua mãe mandou quando você saia de casa. Mas por que a cidade é tão surpreendente climaticamente? Já se perguntou? É isso que o Aratu On explica para você.
Ao Aratu On, a especialista Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicou que a mudança na estação é o principal motivo do fenômeno recorrente na capital baiana. "Essa característica é predominante em todas as estações do ano em Salvador, por estarmos ao lado do oceano. Temperaturas mais elevadas associadas à elevada umidade que chega do oceano resulta em formação de nuvens e chuvas isoladas".
Essa umidade é explicada pela rápida evaporação do mar, explica a meteorologista. Então, não é tão incomum assim que nos dias secos, de mais calor, uma nuvem ou outra apareça para dar aquela refrescada.
Os ventos úmidos que chegam do oceano também têm sua parcela de influência sobre essa instabilidade térmica. Com deslocamento dessas nuvens, o frio marca presença, aí é a hora que você cogita tirar o casaco do armário.
De acordo com a Defesa Civil, essa mudança no tempo é benéfica para o soteropolitano. Isto porque impede que os moradores da cidade vivam sob um calor insuportavel ou presenciem uma queda extrema na temperatura.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.