Ressaca do São João? O Aratu On explica como aproveitar o próximo feriadão sem dor de cabeça
Apesar dessas dicas, a única forma 100% eficaz de não ter ressaca é bem simples: não beber.
Esta sexta-feira (2/7) é feriado prolongado, mas ainda tem gente sentindo os efeitos dos últimos festejos, de São João, comemorados oficialmente na última quinta-feira (24/6). O consumo exagerado de licor, quentão e outras bebidas alcóolicas costuma gerar a tradicional ressaca, que vem acompanhada de dor de cabeça, boca seca, diarreia e vômitos. Pensando nisso, o Aratu On fez um manual para te ajudar a não se sentir mal depois de aporveitar a folia.
BARRIGA VAZIA
O álcool ingerido nas bebidas é metabolizado pelo fígado, mas pra isso acontecer, é necessário "ajuda" das células que metabolizam a glicose quando você está em jejum, ou seja, sem comer. Ficar bebericando sem se alimentar, considerando que seu corpo está ocupado com a bebida, fará uma queda de açucar no corpo - em outras palavras, um quadro de hipoglicemia.
Por isso que, tanto ao beber muito quanto no dia seguinte, visto que essa substância demora a ser metabolizada, é normal se sentir fraco, cansado e sem energia. Comer alimentos com um pouco de gordura (aqui vale também a gordura vegetal, como manteiga e azeite de oliva) pode ajudar a equilibrar o nível de açucar.
LEIA MAIS: Aratu On explica o que são as novas variantes do coronavírus e como elas agem no seu corpo; assista
BEBA ÁGUA
O álcool inativa o hormônio antidiurético (ADH), responsável por medir a quantidade de água no organismo. Sem ele, a água vai direto para a bexiga, sem ser aproveitada, fazendo com que o bebedor vá diversas vezes ao banheiro. Assim, o corpo começa a ficar desitradado.
Os sintomas mais comuns de desidratação são dores de cabeça, boca seca e enjoos, mas podem envolver outros problemas, como a dirréia - que costuma piorar o quadro de desidratação e requer ainda mais cuidados coma ingestão de líquidos. A alternativa é alternar os copos de bebidas álcoólicas com água, tentando "acordar" o ADH.
LEIA MAIS: Ainda não sabe como identificar uma fake news? O Aratu On explica pra você
INTOXICAÇÃO
Mesmo com as dicas anteriores, o álcool metabolizado pelo corpo tende a formar um ácido chamado acetaldeído. Essa substância, responsável pela euforia da bebida e também pela confusão mental ou esquecimento, é super tóxica, criando uma espécie de inflamação generalizada no organismo.
Depois de um tempo, o fígado consegue transformar o acetaldeído em ácido acético, que não é tóxico. Portanto, beber grandes quantidades rapidamente será prejudicial ao seu organismo, que não terá como neutralizar a infecção em tempo hábil.
NUNCA MAIS EU VOU BEBER
Apesar dessas dicas, a única forma 100% eficaz de não ter ressaca é bem simples: não beber. Caso você seja maior de 18 anos e queira continuar tomando uma cerveja, vinho ou whisky, faça sempre com moderação. E se beber, não dirija.
LEIA MAIS: Qual o salário mínimo ideal para os brasileiros? O Aratu On explica para você
LEIA MAIS: Caí no golpe do whatsapp e meu celular foi clonado, o que fazer? O Aratu On explica
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003