Especiais

Aratu On Explica em ritmo de forró: como se preparar para o São João e se proteger dos riscos oferecidos pelos fogos

Nesta semana, o Aratu On explica os ricos que podem acontecer durante as festas e como se preparar para eles.

Por Beatriz Bulhões

Aratu On Explica em ritmo de forró: como se preparar para o São João e se proteger dos riscos oferecidos pelos fogosilustrativa/Pexels

A festa de São João acontece, oficialmente, no dia 24 de junho, mas muita gente já começou a comemorar, tomando lícor, fazendo fogueira e soltando fogos de artifício. Nesta semana, o Aratu On explica os riscos que podem acontecer durante as festas e como se preparar para eles.



FOGOS DE ARTIFÍCIO


Desde a chuvinha mais simples até os foguetes mais barulhentos, as produções têm que ter aprovação do Inmetro. O órgão fiscaliza como cada um deles é feito e quais os riscos de explosão não planejada, afinal, o fogo e a pólvora juntos podem causar um estrago maior do que o planejado. 


Em 2019, antes da pandemia, houve um aumento de 81,8% no número de queimados no Hospital Geral do Estado (HGE) durante os festejos de São João, São Pedro e Santo Antônio. Parte disso é o uso de fogos de artifício feitos sem fiscalização, as vezes dentro de casa, sem obedecer as regras de fabricação.


CRIANÇAS


As crianças costumam adorar essa época do ano, mas a diversão tem que ser feita sob fiscalização de um adulto. Muitas queimaduras acontecem quando elas tentam acender uma bomba, mesmo das mais fracas, ou por estarem perto demais da fogueira. As roupas das meninas, por exemplo, nesta época do ano, costumam ser vestidos longos e rodados, algo que a criança não está acostumada a vestir e pode causar acidentes.


INCÊNDIO


Além das fogueiras, que devem ser feitas em locais abertos para não provocar incêndios, outros cuidados devem ser tomados. O uso de balões, por exemplo, é proíbido pelo risco de queimadas em áreas verdes. Nas cidades, é preciso ter o máximo de atenção com os postes da rede elétrica.


AGLOMERAÇÃO


A pandemia da Covid-19 ainda não acabou e pode piorar caso aconteçam aglomerações nessa época. O governador da Bahia, Rui Costa, fez um apelo para que as pessoas não se juntem em eventos ou festas clandestinas, pois isso aumentará o número de casos no estado e mais pessoas podem morrer.


"Se as festas de São João, São Pedro e Santo Antônio provocarem uma nova avalanche de casos, nos não temos mais 40% dos leitos vazios pra proporcionar. O receio é que os primerios dias de julho tragam uma tragédia ainda maio do que a foi em março, porque se não conseguirmos regular para UTI os pacientes em ate 24 horas, está mais do que comprovado que a mortalidade aumenta. E nós podemos ter o mês de julho pior do que foi em março. Depende do comportamento das pessoas", disse o governador


FESTA


Apesar disso, é possível curtir uma festa maravilhosa de graça e dentro da sua casa. O Galinho vai levar bastante forró pela TV Aratu e os shows também serão transmitidos pelas redes sociais. Solange Almeida, Eric Land e Tayrone estão entre as atrações confirmadas.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.