Rui Costa diz que se a Sputnik fosse aprovada antes, 75% da população estaria vacinada até agosto
O petista também falou sobre as festas de fim de ano, que podem causar aumento no número de casos.
O Governador Rui Costa (PT) falou sobre o cenário da pandemia do novo coronavírus na Bahia, durante a inauguração da policilina regional de Eunápolis, no sul do estado, nesta quinta-feira (10/6). Ele aproveitou para alfinetar o governo federal em relação à compra de vacinas para o país.
Rui relembrou a demora para a Anvisa liberar a vacina Sputnik V, com as dez milhões de doses compradas pela Bahia. Com o aval da órgão, as remessas foram diminuídas. "Se elas tivessem respeitado o cronograma e chegassem conforme o combinado, de que todas as doses iam chegar até o último dia do mês de julho, eu poderia estar hoje falando pra vocês que até agosto teríamos no mínimo 75% da população vacinada com as duas doses. Mas hoje eu não consigo dizer isso pela má vontade, pela preguiça e pela incopetência do governo federal", criticou.
O político também falou do possível aumento no número de casos após as festas juninas. "Estamos muito preocupados. Porque em fevereiro, tinhamos 8 mil contaminados ativos na Bahia. Em março, evoluimos para o pior mês e chegamos a 22 mil contaminados. E o que aconteceu no mês de março? Uma tragédia. Se julho do ano passado tinha sido o pior mês de óbitos, com dois mil óbitos, em março completamos 3.500 mortos, abril passou de dois mil e maio vai passar de dois mil", contou.
"E qual a diferença do mês de fevereiro e março para agora? Em fevereiro tinhamos 8 mil e quando pulou para 22 [mil], nós só estavamos com 60% de taxa de ocupação. Ou seja, eu tinha um espaço, tinha leitos vazios na Bahia inteira, tínhamos capacidade para absorver a multidão que chegou aos hospitais. E agora? Agora nós estamos com 85% de ocupação, só temos 15% dos leitos vazios", completou.
Ele enfatizou que as pessoas não devem se aglomerar nesta época do ano. "Se as festas de São João, São Pedro e Santo Antônio provocarem uma nova avalanche de casos, nos não temos mais 40% dos leitos vazios pra proporcionar. O receio é que os primerios dias de julho tragam uma tragédia ainda maio do que a foi em março, porque se não conseguirmos regular para UTI os pacientes em ate 24 horas, está mais do que comprovado que a mortalidade aumenta. E nós podemos ter o mês de julho pior do que foi em março. Depende do comportamento das pessoas", disse.
LEIA MAIS: Faustão é internado por problemas de saúde e "Domingão" será apresentado por Thiago Leifert
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.