Por que o dia da mulher é em 8 de março? O Aratu On Explica
Para a historiadora, a data é importante porque marca um momento de revolução histórica da presença da mulher como parte importante da sociedade
Hoje, dia 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher. Mas você sabe por que ele ocorre nesta data? O Aratu On explica para você.
Aqui no Brasil, muita gente relaciona a data a um incêndio que ocorreu em 25 de março de 1911, em uma fábrica em Nova York. Na ocasião, 125 operárias perderam a vida. Antes disso, em fevereiro de 1909, cerca de 15 mil mulheres já tinham saído às ruas por lá pedindo melhores condições de trabalho. Mas, segundo a historiadora Inajara Abbude, a ideia da data só surgiu em 1910, quando uma socialista alemã propôs a criação de um momento voltado para a luta pelos direitos das mulheres.
“Contudo, a efetivação da data como 8 de março só ocorreu em 1917, com o movimento de mulheres em São Petersburgo pedindo a retirada das tropas antes da Primeira Guerra Mundial”, destaca Inajara. O protesto realizado pelas operárias na Rússia ocorreu em 23 de fevereiro, de acordo com o antigo calendário russo, que correspondia a 8 de março, segundo o calendário gregoriano, que os soviéticos adotaram em 1918. A data ficou conhecida como celebração da mulher heroica e trabalhadora.
Para a historiadora, a data é importante porque marca um momento de revolução histórica da presença da mulher como parte importante da sociedade. “Foi durante a Primeira Guerra Mundial que as mulheres foram realmente vistas, né? Elas passaram a trabalhar no lugar dos homens, executar funções na sociedade, já que esses homens estavam na guerra”, explica Inajara.
Apesar da origem no movimento socialista, o capitalismo logo tratou de se apropriar da data. E é por isso que em alguns países, como no Brasil, existe a tradição de comprar flores e lembrancinhas para presentear figuras femininas. Ainda assim, ao redor do mundo, as mulheres buscam trazer luz para a essência da data que é a luta por direitos. "Acho que o dia 08/03 não é uma data de comemoração e sim de conscientização, de discussão. Para mim, o significado é resistência”, comenta a historiadora.
Em 1975, a Organização das Nações Unidas oficializa o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher. A cada ano a ONU propõe temas a serem debatidos nesta data. Em 2023, o tema escolhido foi “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para igualdade de gênero”.
Ver essa foto no Instagram
LEIA MAIS: Autismo: conheça histórias do transtorno que muitos têm, poucos conhecem e quase ninguém entende
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!