Entenda o que é nostalgia, fenômeno que pode explicar sucesso de novo filme do Mario Bros
O sentimento de nostalgia pode explicar a bilheteria histórica do filme Mario Bros, conversamos com uma psicologa para entender
O sentimento de nostalgia está diretamente ligado à sensação de falta. Sentir a ausência de algo que nunca voltará a ser como era. Ao encontrarmos uma revista antiga, uma carta de amor esquecida, ou até a capa de um videogame que jogávamos quando crianças, podemos ser inundados pela nostalgia. Esse sentimento pode estar por trás do sucesso do novo filme do Mario Bros, que vem batendo recordes de bilheteria em todo o mundo.
O filme “Super Mario Bros” foi lançado no Brasil no dia 05 de abril. Quase um mês depois, a película já superou a marca de 900 milhões de dólares arrecadados com bilheteria em cinemas de todo o mundo, valor equivalente a 4,5 bilhões de reais na cotação atual. Segundo os estúdios Illumination e Universal, responsáveis pelo sucesso, US$ 444 milhões arrecadados só nos Estados Unidos e mais US$ 457,2 milhões no restante do mundo.
Devido ao grande sucesso, o Aratu On convidou a psicóloga Jessica Castelo Branco, especialista na área, que explicou o que é a nostalgia, a importância e os perigos de relembrar o passado e se ela pode estar por trás do sucesso do filme.
Inicialmente, a especialista diferenciou saudade de nostalgia, quanto ao número de contextos e detalhes que ambas abrangem. “A saudade pode ser aliviada, indo a um local ou encontrando alguém. Porém, a nostalgia não, ela persiste. Ela remete a um período, a um momento que é a união de vários contextos e coisas, que da mesma maneira que eram antes, não poderão voltar. Você pode até se aproximar, mas não é possível resgatar a mesma realidade do passado”, explicou.
Jéssica explica que é possível que a nostalgia esteja por trás do sucesso histórico de bilheteria. “Quando você volta ao passado, através das telas, no caso do filme do Mario, você desperta uma sensação de comoção social. Por consequência, você se conecta a uma época, a um grupo de pessoas que estão com o mesmo sentimento e sensações que você”, detalhou.
Os perigos da nostalgia
Para a psicologia, a nostalgia é uma forma de escapismo e pode acabar servindo como um mecanismo de defesa contra as adversidades da vida adulta. Porém, sem assistência ou maturidade para retornar ao presente, se apegar demais ao passado pode se tornar um risco.
“Lembrar do passado e se apegar a ele pode atrapalhar nossa habilidade para lidar com o presente. Inclusive, pode acarretar quadros de depressão, devido à decepção com a vida vivida, se comparada às tranquilidades passadas. Apesar de ser valioso se conectar com o passado, para, por exemplo, encontrar valores que se perderam na infância, deve-se ter o compromisso de voltar ao presente, pois o não retorno pode gerar um ponto de estagnação”, declarou.
Voltar ao passado pode ensinar
Apesar do risco, uma boa sensação de nostalgia pode desbloquear valores e memórias que se perderam na infância, ou que foram guardados em partes não acessáveis do cérebro, como apontou Jéssica.
“O jogo Mario ensina valores, principalmente a amizade e a persistência. Você precisa superar obstáculos, passar por fases difíceis e isso pode se conectar com a sua vida atual. A nostalgia pode fazer o adulto de hoje se lembrar desses valores e, assim como fez na infância, poderá passar por algum momento ou 'fase' complicada que enfrenta”, apontou.
Motivados pela nostalgia ou não, a ida dos fãs para os cinemas tornou Mario Bros a estreia mais bem-sucedida de 2023 nas telonas. É o quinto maior sucesso de bilheteria do estúdio Universal Pictures e, após bater o marco de 500 milhões de dólares, se tornou a adaptação de vídeo game mais lucrativa de todo o cinema.
*Sob supervisão do coordenador Diorgenes Xavier
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!