Heranças da pandemia: IFBA retoma provas para processo seletivo depois de três anos de suspensão
Além da suspensão das provas, IFBA sofreu impactos da pandemia relacionados à evasão escolar e ensino remoto
Por Lucas Pereira.
Após três anos, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) retorna com a aplicação de provas escritas presenciais, visando o ingresso de estudantes para o ano letivo de 2024. Por causa da pandemia de Covid-19 e as restrições sanitárias, além da virtualização das aulas, a instituição adotou um processo seletivo baseado em análise curricular. O modelo adotado na emergência sanitária garantiu o funcionamento do Instituto, mas rendeu algumas críticas ao formato.
O Aratu On foi até a instituição ver os reflexos da pandemia nos corredores do Campus Salvador. Representantes da instituição e estudantes foram ouvidos e expuseram seus pontos sobre o período da pandemia e como está a questão educacional nessa retomada pós-pandêmica.
PROCESSO SELETIVO 2024
O processo de ingresso será feito a partir aplicação de provas com questões objetivas, aplicadas no dia 29 de novembro. São mais de 3 mil vagas, para as 22 unidades do IFBA no estado. Apenas no Campus Salvador, são 585 vagas disponíveis para os cursos: Automação Industrial, Eletrotécnica, Geologia, Química, Refrigeração, Edificações, Mecânica e Eletrônica.
Do total de vagas, 60% são reservadas para cotas, distribuídas da seguinte maneira:
Divulgação/IFBA
- Prosel 2021 - 21.618 pessoas;
- Prosel 2022 - 18.000 pessoas;
- Prosel 2023 - 23.614 pessoas;
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).