Especiais

Por que o metrô de Salvador não tem gerador? Aratu On Explica

Membro do Observatório da Mobilidade Urbana de Salvador diz que seria necessária uma usina à parte

Por Juana Castro

Por que o metrô de Salvador não tem gerador? Aratu On ExplicaCréditos da foto: divulgação

"Como que o metrô de Salvador não tem um gerador, pivete?", quis saber um rapaz, em publicação na rede social X, antigo Twitter.  Possivelmente, essa dúvida não é só dele, principalmente depois que o serviço ficou cerca de nove horas sem funcionar, devido ao 'apagão' que atingiu não só a capital baiana, mas diversas cidades do Brasil, nesta terça-feira (15/8).


Procurada pelo Aratu On, a CCR Metrô Bahia, que administra o sistema metroviário em Salvador e Lauro de Freitas, na região metropolitana, informou que "não há, no mundo, gerador com tamanha potência", que possa suprir um transporte como o metrô, em situações como a ocorrida hoje, por exemplo.


Para entender melhor sobre esse funcionamento, o Aratu On conversou com um dos membros do Observatório da Mobilidade Urbana de Salvador (ObMob), Lucas Vinicius. Estudante de análise de sistemas pelo Ifba e de transporte público pelo MobiliCampus,  ele explica que o sistema metroviário geralmente é um dos maiores consumidores de energia elétrica de uma cidade.


Segundo dados da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), sistemas de metrô de superfície - como são os de Salvador, Recife e Distrito Federal - utilizam entre cerca 30 MW/h (ou 30 mil KW/h). Para se ter ideia, um gerador usado em prédio gera até 20 KW/h. "A não ser que houvesse uma usina geradora de energia elétrica, à parte, para alimentar o metrô. Isso não é possível", destacou Lucas Vinicius.


O metrô de Salvador possui, no entanto, um sistema gerador de 2,5 MW/h, que permite autonomia dos trens para que eles se aproximem até as plataformas e desembarquem os passageiros em segurança. Esses dados estão disponíveis no site da CCR.


DEMORA

O representante da ObMob Salvador explicou, ainda, que quando o sistema de energia elétrica é desligado ou interrompido, demora muito para colocar todo o sistema para funcionar novamente, pois são várias subestações de energia.


Além da capital baiana, linhas dos metrôs de São Paulo também foram afetadas em decorrência do 'apagão'. Outras modalidades de transporte, como os VLTs de Fortaleza, Natal e Recife, funcionam a diesel, e não são impactados com a falta de energia.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.