Quarto Branco do BBB 26 bate recorde histórico com 60 horas de resistência

Candidatos do BBB 26 completaram 60 horas de resistência e bateram um recorde histórico

Por Bruna Castelo Branco.

Candidatos do Quarto Branco do Big Brother Brasil 26 (BBB 26) completaram 60 horas de resistência e bateram um recorde histórico na disputa por duas vagas no elenco da edição. O tempo supera todas as marcas anteriores da dinâmica desde o BBB 10, quando Angélica, Cacau e Serginho enfrentaram o desafio por pouco mais de 50 horas. As informações são do gshow.

BBB 26: que horas o Big Fone vai tocar? Confira detalhes

+ Henri Castelli se manifesta após sair do BBB 26 por crise convulsiva: 'Gratidão'

Candidatos do BBB 26 completaram 60 horas de resistência e bateram um recorde histórico. | Foto: Reprodução/Globoplay

A disputa atual começou na noite de segunda-feira (12), durante a estreia do programa, e reuniu os candidatos das Casas de Vidro que não venceram a votação do público. Ricardinho, representante da região Norte, foi o primeiro a desistir da prova ao apertar o botão vermelho.

Os dois últimos participantes que permanecerem no Quarto Branco garantirão vaga no elenco oficial da 26ª edição. Quem optar por desistir perde automaticamente a chance de entrar definitivamente no jogo.

+ BBB 26: Cowboy vence prova do líder após desistência de Jonas Sulzbach

Ricardinho, representante da região Norte, foi o primeiro a desistir da prova ao apertar o botão vermelho. | Foto: Reprodução/Globoplay

Quarto Branco no BBB 10

Na décima edição do reality, Angélica atendeu ao Big Fone e escolheu Cacau e Serginho para participar da dinâmica. De acordo com informações do Memória Globo, os três resistiram por mais de 50 horas no Quarto Branco.

Na ocasião, Angélica chegou a afirmar que indicaria Marcelo Dourado no lugar de Serginho, mas não pôde fazê-lo, já que o Líder e o Anjo da semana não podiam ser indicados. Durante o período em que os participantes permaneceram no cômodo, o público votou para definir quem ficaria imune ao próximo Paredão. Serginho foi o escolhido.

Na décima edição do reality, Angélica atendeu ao Big Fone e escolheu Cacau e Serginho para participar da dinâmica. | Foto: Gshow

Em seguida, os demais participantes da casa votaram entre Morango e Cacau para completar o Paredão. Angélica acabou enfrentando a berlinda ao lado de Marcelo Dourado e Dicésar e foi a sétima eliminada da edição.

Por que o Quarto Branco provoca sofrimento psicológico?

O Quarto Branco do BBB é apontado por estudos científicos como um ambiente capaz de provocar medo, ansiedade e desorientação emocional. O espaço reúne características como isolamento, vigilância constante e privação sensorial, fatores que, segundo a literatura acadêmica, impactam diretamente o funcionamento do cérebro humano e podem gerar sofrimento psicológico intenso.

A disputa atual começou na noite de segunda-feira (12), durante a estreia do programa. | Foto: Reprodução/Globoplay

Temido pelos participantes, o local se consolidou ao longo das edições do reality como um símbolo de punição. Apesar de aparentar ser apenas um cômodo claro e silencioso, o quarto branco aciona mecanismos profundos de estresse e medo, mesmo após períodos curtos de exposição.

Especialistas explicam que ambientes com redução extrema de estímulos sensoriais — como variação de cores, sons naturais e interação social — colocam o cérebro em estado de alerta prolongado. Essa condição tende a intensificar a ansiedade, o desconforto e a sensação de perda de controle.

De acordo com o pesquisador C. Westcamp, em estudo publicado em 2020, realities funcionam como uma forma de “terror psicológico”, ao explorar sofrimento emocional como elemento de entretenimento. O quarto branco intensifica esse efeito ao retirar previsibilidade e autonomia dos confinados.

O Quarto Branco é um ambiente capaz de provocar medo, ansiedade e desorientação emocional. | Foto: Reprodução/Globoplay

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.