Participante do BBB 26 é criticada após se autodeclarar negra em concurso

Advogada Jordana Morais, participante do BBB26, foi alvo de críticas nas redes sociais após internautas resgatarem documento de concurso do TJDFT

Por Ananda Costa.

A advogada Jordana Morais, participante do Big Brother Brasil 26, está sendo criticada nas redes sociais após internautas descobrirem que ela se autodeclarou negra para concorrer no concurso do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT).

Jordana participante do BBB 26. Foto: Redes sociais

Jordana, que estava na Casa de Vidro da região Centro-Oeste, foi uma das participantes selecionadas pelo público para integrar a equipe Pipoca do BBB 26. No entanto, após a divulgação dos resultados, prints relacionados a ela começaram a circular na rede social X (antigo Twitter).

As acusações têm como base um documento do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). No material, Jordana Ribeiro Morais aparece na relação final dos candidatos que se autodeclararam negros no concurso de 2015 do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT).

Foto: Redes sociais

Com a repercussão do caso, internautas relembraram a situação envolvendo o participante Mattteus Amaral, finalista do BBB 24, que se tornou alvo de críticas após o uso indevido de cotas raciais para ingressar em uma faculdade, em 2014.

 Em uma nota divulgada pelo Instituto Federal Farroupilha, foi revelado que ele teria ingressado na faculdade em 2014 pela Lei de Cotas, ao se autodeclarar preto. Naquela época, a única exigência para comprovar a etnia era uma autodeclaração.

Matteus usou os Stories para abordar a polêmica. "Recentemente, surgiram informações de que, em 2014, fui inscrito no curso de Engenharia Agrícola no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha sob a modalidade de cotas para pessoas negras. Esta nota tem como objetivo esclarecer as circunstâncias dessa inscrição e expressar minha posição a respeito", escreveu.

O gaúcho assegurou que a inscrição polêmica não foi feita por ele. "A inscrição foi realizada por um terceiro, que cometeu um erro ao selecionar a modalidade de cota racial sem meu consentimento ou conhecimento prévio", declarou Matteus Amaral.

Foto: Redes sociais

LEIA MAIS: Ativista denuncia ex-BBB Matteus 'Alegrete' ao Ministério Público por fraude em sistema de cotas

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.