Lulu Santos revela doença grave autoimune: 'Perdi o uso das mãos'
Em entrevista, Lulu Santos falou sobre diagnóstico de doença grave autoimune que o afastou dos palcos
Por Juana Castro.
Lulu Santos falou abertamente sobre a pausa recente na carreira e relembrou o período em que enfrentou um problema de saúde que impactou sua rotina pessoal e profissional. O cantor foi diagnosticado com vasculite púrpura, uma inflamação dos vasos sanguíneos que pode provocar manchas avermelhadas ou roxas na pele.
O relato foi feito durante participação no programa Conversa com Bial, exibido na sexta-feira (12/12). Na entrevista, Lulu detalhou os efeitos físicos da doença, além das consequências para sua agenda de shows. Antes da confirmação do diagnóstico, ele passou por duas internações.

“Na primeira, fui diagnosticado com dengue, ainda que eu apresentasse os sinais aparentes da púrpura, que são manchas vermelhas pelo corpo inteiro, quase como escaras”, explicou.
Além das manchas na pele, o artista enfrentou dificuldades motoras. “E teve também uma coisa reumática que eu perdi o uso das mãos, não conseguia colocar as meias”, relatou. Diante do quadro, Lulu Santos precisou interromper uma turnê.
“Fiquei 10 dias fora do ar e voltei [a ser internado] por 10 dias de novo. Dessa vez diagnosticado com essa doença e precisei cancelar mais compromissos”, contou. “Durante a crise de púrpura, eu mal conseguia ficar de pé. Pela quantidade de medicação que estava tomando, tinha um mal-estar permanente.”
Mesmo com as limitações, o cantor manteve compromissos importantes. Ele participou do Rock in Rio enquanto ainda fazia uso intenso de medicamentos. “Eu estava entupido de corticoide, inchado”, afirmou.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).