'Livro em Giro' chega a Salvador com proposta de ampliar a circulação literária
Salvador sediará, em dezembro, a primeira edição da Livro em Giro, iniciativa cultural que pretende alterar a forma como a leitura é vivenciada
Por Da redação.
Salvador sediará, em dezembro, a primeira edição da LEG – Livro em Giro, iniciativa cultural que pretende alterar a forma como a leitura é vivenciada e compartilhada no país. Com o tema “Brasilidade em Páginas”, o evento reunirá autores, leitores, editoras independentes, sebos e entusiastas da literatura em um movimento coletivo de circulação de livros.
A psicopedagoga lúdica, consultora organizacional e escritora Aniete Goés participará da mesa "Mulheres na Escrita" do lado das autoras Elane Santana, Bárbara Leão e Celina de Almeida. Veja, abaixo, a programação das mesas:

A proposta nasce de uma reflexão sobre o papel do livro na sociedade contemporânea. A LEG busca incentivar que obras deixem o espaço estático das prateleiras e ocupem novos ambientes, aproximando diferentes públicos.
O projeto se apresenta como mais do que um evento. Segundo os idealizadores, “a leitura que conecta, transforma e circula” é o compromisso de promover um movimento em que ideias, experiências e sentimentos se disseminem de forma ampla, fortalecendo a cultura literária brasileira.

A programação da primeira edição foi estruturada para oferecer atividades variadas, entre elas:
-
Debates temáticos sobre identidade, diversidade, memória e os rumos da literatura nacional;
-
Espaço Estante, dedicado à exposição e venda de obras de autores palestrantes e convidados;
-
Dinâmicas interativas, como troca de livros e jogos literários;
-
Área de Vivência Literária, com rodas de conversa, contação de histórias e performances que integram literatura, música e artes visuais;
-
Parcerias com sebos e editoras independentes, valorizando a reutilização de livros e ampliando o acesso ao público.

Aberto a leitores assíduos, estudantes, autores independentes, famílias e interessados em cultura, o Livro em Giro tem como objetivo consolidar um ambiente democrático, no qual a literatura seja instrumento de transformação social e fortalecimento do sentimento de pertencimento cultural.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).